O Peladão da Madrugada

Madrugada fria na capital curitibana, o silêncio da noite era rompido por passos rápidos na calçada. Os passos apressados e descompassados interrompiam o sono dos "Canis lupus familiaris" que assustados esbravejam seus latidos histéricos em alto e bom som.

A proliferação dos latidos intermitentes atrapalharam o bêbado que cambaleou tentando apressar os passos descontrolados. Após alguns minutos o bêbado sumiu numa esquina qualquer, os cachorros não tinham mais motivos para latir, e o silêncio retornou ao bairro residencial de gente trabalhadora da cidade cosmopolita.

Madrugada reinava o silêncio. Alguns veículos perdidos, perambulavam pela madrugada de quarta feira, mas nada que impeça o sono do cidadão. O silêncio para restabelecer as forças de um dia inteiro de trabalho dos trabalhadores que fazem a país progredir, o sono também ajudava a relaxar após algumas horas de trânsito congestionado devido a algumas gotas de chuva que teimavam em cair esporadicamente.

De repente na rua Paraíso, sem mais nem menos, Seo Sebastião é acordado pelo seu filho mais novo, Luquinhas. Uma criança linda e indefesa, miudinha, mas com um coração enorme e com toda a vida pela frente:

- ô pai... tem gente lá no meu quarto!!! Disse sonolento Luquinha esfregando os olhinhos com as duas mãos.

Seo Sebastião, sujeito honesto e mesmo aposentado ainda continua a exercer suas atividades normais na fábrica de bebidas espumosas.

Após 30 anos na mesma empresa, sua esposa acha que ele já deveria procurar algo mais sossegado para fazer, mas Seo Sebastião diz que ainda tem mais uns 20 anos de muito sangue pra doar pra "firma", e ele se sente totalmente realizado e satisfeito com o retorno que recebe do chefe Seo Egídio e ainda mais com o contracheque "gordo" que recebe no final do mês.

Seo Sebastião acorda assustado, já vai levantando e passa a mão na arma que fica na segunda gaveta da cômoda de imbuia que seu pai fez artesanalmente para ele quando se casou. Sua esposa já falou para ele se desfazer daquela cômoda, mas Seo Sebastião sempre dizia que era presente de seu pai, sua única herança do velho marceneiro, e nunca irá se livrar dela, da cômoda é claro!

Com a arma em punho, sai em disparada para o quarto do Luquinhas. Seu sono foi bruscamente interrompido, Seo Sebastião conhecido pela sua paciência, calma e serenidade agora era um vulcão em erupção, soltando fumaça pelas ventas e vermelho como um pimentão.

Mexer com seus filhos era mesma coisa que mexer com um vespeiro. Ainda mais se mexer com o Luquinhas, o mais novo e seu braço direito nos afazeres de casa. Seo Sebastião ia mexer no jardim, Luquinhas tava junto. Seo Sebastião ia plantar verduras na horta, Luquinhas tava junto. Seo Sebastião ia no mercado, Luquinhas junto. Seo Sebastião ia de carro para qualquer lugar.... Luquinhas sempre já estava esperando no carro, pelo menos uma hora antes.

Seo Sebastião chega na porta do quarto com arma engatilhada, e grita para o sujeito que estava grudado na janela. O sujeito só estava de cueca. Aquelas cuecas cor de pele, cueca das antigas, aquele modelo com uma braguilha, até uma marca famosa fazia propaganda dessa cueca onde tinha um passarinho saindo pela abertura.

- Que você quer aí? Disse ríspido Seo Sebastião com a arma na mão.

O sujeito se vira com a mão no queijo, cara de pensativo e diz calmamente:

- tem ônibus novo na linha Nivaldo Braga pai...

Seo Sebastião disse irritado:

- porra Fábio! quase que te dou um tiro nas fuças seu babacão! Que que se tá fazendo as cinco e meia da manhã só de cueca no quarto do Luquinhas?

Fábio, era o primeiro filho do Seo Sebastião, ele é bem inteligente, é formado em engenharia mecânica na UTFPR. Os tios dele sempre perguntam porque ele não arruma os carros da família se ele é formado em engenharia mecânica? Fábio não responde mais esta pergunta.

Fábio respondeu tranquilo ainda:

- é que a viação do carmo, trocou o ônibus da linha... este ônibus que acabou de descer pela rua é novo e o motor agora está na frente, o modelo anterior trazia o motor traseiro, ele tem o tal do BRT (Bus Rapid Transit) desenvolvido na Suécia....

- Cala boca Fábio! Disse bruscamente Seo Sebastião. Aliviado por não ter sido um ladrão, mais irritado ao mesmo tempo, porque se desse trela para o Fábio, seria umas duas horas falando da motorização, modelo, e dos benefícios e diferenças do motor sendo atras ou na frente do ônibus. Para Seo Sebastião que raramente andava de ônibus, pouco disso importava, o que ele tinha interesse é pegar o ônibus e ter algum banco para sentar. E continuou:

- e vá para seu quarto dormir, fica aí assustando seu irmãozinho, que quase teve um troço.

Seo Sebastião, abraçou Luquinhas e disse suavemente passando a mão na cabeçinha de seu filhinho:

- tá tudo bem agora Luquinhas, é só seu irmão babacão com estas coisas de ônibus!!! disse baixinho.

Luquinhas disse brabo para Fábio, pois daqui a pouco ia ter que levantar para ir a aula e perdeu horas preciosas do seu soninho:

- óhhhh tipo do Fábio, pelado no meu quarto esta hora pra ver onibus... até parece criança!!! e vai trocar de cueca.... esta tá fedendo!

Fábio retornou pro seu quarto, cabisbaixo, tava querendo explicar as vantagens e mostrar todo seu conhecimento sobre onibus, mas ninguém gosta de saber estas informações técnicas, ninguém lhe dá ouvidos, ele se sente isolado no seu mundo com todo o conhecimento represado na sua cabeça.

Seo Sebastião foi para a cama também e antes de deitar resmungou baixinho: - eita pragaida!!!

Dormiu até o despertador tocar, 20 minutos após deitar. Pois tinha que levantar para fazer o café da manhã do seu filho Luquinhas que vai pra escola de manhã.

Juvenal Tiodoro
Enviado por Juvenal Tiodoro em 11/06/2013
Reeditado em 11/06/2013
Código do texto: T4336867
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.