INVASÃO DE PRIVACIDADE.

UM COMENTÁRIO A TEXTO DE ANABAILUNNE.

"Ana, a humanidade levou anos e anos para construir os direitos individuais. Na Carta Política brasileira estão no artigo quinto; é nossa Constituição Federal. E todos, voluntariamente, "entregam" seus dados, como se não bastassem guardarmos sigilo de dados para serem invadidos, em todos os sentidos. Se alguém hoje tiver um dinheirinho, seu cadastro está passível de venda em escritórios estelionatários de beira de esquina na grande São Paulo (local do dinheiro)e um pouco menos no Rio. O direito de intimidade, de privacidade, de sigilo de dados, de imagem, são direitos tutelados e surpreendentemente, ao menos para mim, entregues para a "antena" mundial, sem nenhum temor. Ingenuidade.. Rejeito por isto os insistentes convites de participação. Mas tudo isto não evita as estratégicas invasões e escutas que os profissionais conhecem, muito mais se tratando de terrorismo. Um notável jurista italiano, VICO, com razão, afirmava, "o interesse público cede diante do interesse particular". Faça sua avaliação e veja para onde pende a balança, quem não deve não teme, bom "dito popular", mas os direitos individuais, suadamente construídos, com muita luta e sangue, entram em conflito. Vale perguntar, conforme o caso, qual é o maior? Abraço. Celso"

É de acrescer, o maior direito individual, a vida, sem o qual nenhum outro será exercido, diante do terrorismo que assola o mundo, e dos crimes em geral, não seria prevalente aos de privacidade e intimidade, frente ao "princípio da razoabilidade" que ganha primazia nos tribunais? De qualquer forma creio que há de existir, pessoalmente, cautela com esses direitos, lamentavelmente qualquer espelho de carteira de identidade, habilitação, etc, é vendido, fartamente, e conhecidos dados, endereços, etc, colocar fotos nos devidos lugares e rodar na praça de mercancia não é difícil, os casos são muitos.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 11/06/2013
Reeditado em 11/06/2013
Código do texto: T4336347
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.