Prisma – Você está Sendo Vigiado?...
 
“Você não pode ter 100% de segurança, e também 100% de privacidade e zero de inconveniência.” – Barak Obama
 
O quão importante é a sua privacidade? Você tem algo a esconder? Se tiver, melhor não usar a internet e as redes sociais, pois você está sendo vigiado. Mas, se não tiver, por que preocupar-se tanto?
Na última quarta feira, o jornal The Guardian, do Reino Unido, reportou que uma companhia telefônica americana, a Verizon, foi obrigada, por uma corte secreta, a entregar informações sobre gravações de chamadas à NSA (National Security Agency – Agência de Segurança Nacional). O jornal alega que outras companhias, como o Google, o Facebook, Microsoft e Yahoo tiveram as informações de seus clientes interceptadas por um programa do governo americano, chamado “Prism” (Prisma), embora Mark Zuckerberg (Facebook) e as outras companhias mencionadas, tenham negado tudo veementemente.
Obama parece ter percebido, segundo a CNN, que é bem mais fácil ater-se aos seus princípios básicos quando você está fora da Casa Branca.
Há alguns dias, vi no Faceboook uma postagem alegando que quem não a partilhasse e preenchesse alguns dados dizendo que não gostaria de ter suas informações, postagens e fotos sendo visualizadas pelo mundo todo, em breve perderia a privacidade da conta. Algumas pessoas estavam realmente preocupadas, mas eu percebi que se tratava apenas de brincadeira de mau gosto. Fiquei imaginando o absurdo da situação: alguém lá no Japão, ou na Cochinchina, que de repente pensasse: “Hum... acessarei as fotos de família desta Ana Bailune, lá do Brasil, e usarei estas informações contra ela...”
Teorias da conspiração à parte, acredito que quando se trata de vigilância virtual, quem não deve, não teme. É claro que o “Big Brother is watching us,” como sempre esteve, mas desta vez, com mais recursos. Acho impossível viver hoje em dia e exigir privacidade total, já que até mesmo nas cidades, existem câmeras de vigilância registrando tudo o que acontece. Somente na Inglaterra, existe uma câmera de vigilância para cada quinze pessoas. Aqui mesmo, em Petrópolis, já são vistas algumas.
Há os que são favoráveis a estas câmeras de vigilância, pois acreditam que esta estratégia oferece a todos mais tranquilidade e segurança; outras pessoas, acham que elas são uma invasão de privacidade, e por isso, são contra.
Eu sinceramente, não me preocupo com elas, e acredito que elas podem ajudar a desvendar crimes e esclarecer acidentes de trânsito. Também não me preocupo com minhas fotos postadas na internet, pois sou uma pessoa tão comum e tão sem nada a esconder, que acredito que eu nada tenha a temer se alguém um dia decidir apreciá-las. É claro que me preocupo com informações pessoais, como números de cartões de crédito, contas bancárias e documentos; mas qualquer um, a qualquer momento, corre o risco de ser assaltado e ter sua identidade utilizada indevidamente, mesmo – e principalmente- fora da internet.
De qualquer maneira, estamos todos na chuva, e inevitavelmente, nos molharemos.



big_brother%2Bcopy-1.jpg
Ana Bailune
Enviado por Ana Bailune em 10/06/2013
Reeditado em 03/04/2015
Código do texto: T4334175
Classificação de conteúdo: seguro