"SER MAIS DO QUE SE É."

“A mais poderosa inclinação e o maior apetite do homem é desejar “ser mais do que é”. Bem nos conhecia este natural o demônio, quando esta foi a primeira pedra sobre que fundou a ruína a nossos primeiros pais. A primeira coisa que lhes disse e que lhes prometeu foi que seriam como “Deus”: Eritis sicut dii; e este Eritis, este sereis foi o que destruiu o mundo. Não está o erro em desejarem os homens ser “mais do que são”: mas está em não desejarem ser o que importa e o que “Deus quer que sejam”. Vieira, “Sermão De Todos Os Santos”.

É a mola que concentra todo o resto que faz da humanidade resto. Nessa escola incontestável caminha a humanidade, e nesse princípio está todo o descaminho do homem. Tudo vale para “ser mais do que se é”. E neste projeto o mundo pratica o mal a qualquer preço. Em todas as direções e sentidos. Atingida a razão, a clareza de enfrentamento da visibilidade do que ocorre, o que pode se opor em contrário?

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 08/06/2013
Reeditado em 14/06/2013
Código do texto: T4330678
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.