INVERNO - Mini crônica

O outono se despede com um ventinho cortante, prenúncio do inverno que se aproxima. Apesar das variações meio enlouquecidas do tempo, atualmente, o sul do País conserva ainda definidas as quatro estações. É certo que os últimos verões foram quentes demais, que o inverno tem tido períodos intercalados por dias mornos, mas o frio, necessário ao extermínio das pragas nas lavouras, é cruel ao homem. Pessoas que nada têm, que vivem em casas de papelão, moradores de rua, só resistem com o trago da cachaça que engana o estômago e aquece o corpo.

Aterrissei há sessenta anos no Rio Grande do Sul, num agosto gelado e branco de geada e, mesmo assim, ou talvez por isso mesmo, não gosto do inverno. Creio que num cantinho do meu subconsciente ficou colada a imagem, a lembrança e a sensação do bebê que eu era no quentinho útero da mãe e que foi puxada a ferros, literalmente, para dar de cara, peladinha da silva, com esse ar frio. Meu primeiro vagido, com certeza, já foi uma reclamação contra o inverno...

Giustina
Enviado por Giustina em 07/06/2013
Código do texto: T4330585
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.