ARIANO SUASSUNA
 
07.06.2013. Verdade seja dita! O que tem funcionado na nova administração de Santo André, é a área cultural. O Secretário de Cultura, o advogado Raimundo Salles, muito ativo, nesses seis meses à frente da citada pasta, tem feito muito mais do que as últimas administrações fizeram. De nossa parte, na área de literatura, estamos sentindo sensível apoio aos escritores da cidade. A Casa da Palavra, que é a sede dos eventos ligados à arte da escrita, tem sido palco de intensa atividade, proporcionando a oportunidade de estarmos assistindo palestras, participando de saraus literários e todo tipo de promoção dessa natureza. Na mesma linha, a Biblioteca Municipal Nair de Lacerda tem realizado muitas atividades. Não restam dúvidas de que, muito se deve à equipe do Dr. Salles, que tem trabalhado demais para o sucesso alcançado. Cito a Ana Maria, o Zanon e a Elaine Prisco.
Neste fim de semana, o segundo do mês de junho, haverá uma virada cultural, ininterrupta, iniciando na manhã do sábado e terminando na noite de domingo. Haverá shows musicais, com bandas de todo gênero, apresentações de peças teatrais, palestras, e outros, em todos os cantos da cidade.
Dando início à programação, vamos ter a palestra do grande escritor pátrio, Ariano Suassuna, especialmente convidado para abrir o evento, no sábado pela manhã, no Teatro Municipal.
Com muita satisfação, recebi o convite da Secretaria de Cultura, para comparecer no fim da tarde desta sexta-feira, num hotel da cidade, para recepcionar o ilustre convidado. Chegando ao local, tive a felicidade de ver, na mesma hora, Suassuna descendo do veículo que o trouxe de São Paulo, acompanhado de sua excelentíssima esposa. Enquanto um assessor providenciava o “check in”, o escritor sentou-se na sala de espera, oportunidade em que aproveitei para algumas fotos, como a que encabeça esta crônica. À esquerda é sua esposa Zélia. Também, dediquei-lhe um exemplar de meu livro Crônicas e Contos de um Saudosista. Muitos dos presentes aproveitaram para fazer o mesmo, ou pedir a ele uma dedicatória em seus livros. Pacientemente, atendeu a todos, e depois, retirou-se aos seus aposentos, para breve descanso.
Já em parte refeito, retornou para uma série de entrevistas a todos os meios de comunicação presentes.
A seguir, participou de um bate-papo com os escritores, muito informal, inclusive, com alguns poetas como a Marina Rolim, a Rosana, o Carlos Lotto, a Iracema, a Vilma, o Aristides Teodoro, e outros, declamando poemas em homenagem ao ilustre visitante.
O que ficou evidente, nesse encontro, foi o desprendimento, a simpatia, a simplicidade de Ariano Suassuna, atendendo a todos sem qualquer restrição, e demonstrando a satisfação de estar em nosso meio.
Enfim, uma excelente tarde, que deixou em todos a sensação e a certeza de que a palestra de amanhã, será um enorme sucesso!
                                                                                                                                                                            
 

Aristeu Fatal
Enviado por Aristeu Fatal em 07/06/2013
Reeditado em 09/06/2013
Código do texto: T4330496
Classificação de conteúdo: seguro