SOLIDARIEDADE.

Quem passou a vida distribuindo caridade e pode com autoridade nos falar de humildade, dá conceitos dessa virtude que todos deviam absorver. E hoje é líder espiritual da cristandade, Papa Francisco.

“A falta de solidariedade é anestésica, adormece a pessoa em relação às necessidades dos outros”, afirma o Papa Francisco.

Quem dorme nada vê, está como anestesiado. Mas esse é um dormir acordado, por conveniência e falta de amor.

Abrahan Skorka e Bergóglio, o rabino e o cardeal de Buenos Aires, refletem sobre solidariedade em opúsculo extraído da obra de ambos.

“O outro tem que ser visto como outro, com suas peculiaridades próprias, e não absolutamente semelhante a você, mas com a imagem de Deus que cada um traz em si”, diz o Rabino Skorka.

QUANTA PRECISÃO, A EXAUSTÃO DA VERDADE...

O outro é o outro, com seus defeitos, seu lado positivo, e mesmo seja maior o negativo, é ainda assim filho de Deus, traz Deus dentro de si, queira ou não, POR SER FILHO DE DEUS. Mesmo que seja um bandido.

Será que nem dentro de um cemitério as pessoas não entendem que somos todos iguais como pessoas, e desiguais como natureza.

O perdão, se aplaca a mágoa, tem seu maior fundamento na igualdade e na filiação natural de todos. A solidariedade que tem raiz na compreensão explica todas essas variantes que desembocam em uma única verdade, a unidade.

“Aprendemos a voar como os pássaros, a nadar como os peixes, mas não aprendemos a arte de viver juntos”. Martin Luther King.

Que desagradável desafio intransponível, que desastrosa verdade.

Falta amor, falta solidariedade.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 07/06/2013
Reeditado em 07/06/2013
Código do texto: T4329869
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.