VIOLÊNCIA CONSTITUCIONAL !
Assisti uma entrevista de um mestre da Universidade Federal do Pará.
A repórter abordava a temática do momento que é a perda das regras, leis e disciplinas – a violência - quando o entrevistado enfatizou sua firme convicção, dizendo que - “ a pior de todas violências é A VIOLÊNCIA CONSTITUCIONAL “.
Depois, comentando melhor, se fez entender.
Parei para ouvi-lo e absorto a refletir os seus ensinamentos e pontuações – sempre batendo de frente com a sobrecarga dos impostos que esmaga o cidadão brasileiro.
Foram estarrecedoras as suas conclusões, assegurando que, aproximadamente 30% dos nossos salários são varridos pelas famigeradas receitas de impostos. Estúpida essa realidade !
E acredite que, estamos todos no mesmo barco solapados por essas ondas gigantes.
A verdade é que, submergimos ao vendaval de impostos - , IPTU, ISS, IOF, IPVA, ITBI, ITR, IR, ISS, IPI, INSS, COFINS, IOC e uma parafernália de taxas oportunizadas pelo poder público, como iluminação pública, incêndio, lixo, etc.
Estapafúrdio ! A esse carrossel, o mestre chama de VIOLÊNCIA CONSTITUCIONAL.
Os seus paralelos são lúcidos – e aí me chega aquela velha trova humorística - paga-se para nascer, viver e morrer - e caro ! ...
Bem, o mais engraçado, trágico se não fosse cômico - é que, na somatória dos contraditórios, alheios à realidade circundante, nada se percebe e ainda nos deslumbramos com o “heroico brado retumbante. “, administrando, à pleno vapor, simplesmente, o que não é nosso ! ...
Que se proponha, tão somente, um debate franco, aberto e constitucional – e que a sociedade civil se manifeste, participando em todas as dimensões !