Barcelona

Já havíamos estado em Barcelona há muito tempo, nos anos setenta e a lembrança que eu tinha era de uma cidade sem grandes atrativos, até mesmo um pouco triste. No entanto, por ocasião dos Jogos Olímpicos lá realizados em 1992 ela começou a se transformar. Hoje, além de bonita e charmosa, é uma cidade clara, limpa, arrumada e bem servida de transporte público, com uma boa rede de metrô. Os prédios, sejam de apartamentos ou comerciais, são bastante uniformes, apresentando sacadas ao longo de seus cinco ou seis andares. É interessante notar que nem sempre são da mesma época, alguns bem antigos ficam ao lado de outros mais modernos, mas com fachadas parecidas. Em alguns lugares há edifícios mais imponentes, em geral de estilo francês. Bem no centro, dois prédios recebem diariamente a visitação de inúmeros turistas, um deles chamado La Pedrera e o outro Casa Batlò, obras do arquiteto catalão Antoni Guadí. Por ali fica também o bairro gótico com sua imponente Catedral. Um pouco mais distante está a Igreja da Sagrada Família, projetada por Gaudì, cuja construção foi iniciada em 1882. Com a morte do arquiteto em 1926 e depois com o problema de guerras ela não pôde ser terminada. Por volta de 1950 os trabalhos foram retomados e até hoje estão em curso. Trata-se de uma obra realmente extraordinária.

É muito gostoso flanar a pé pela cidade de Barcelona com suas ruas ajeitadas, grandes praças e largas avenidas arborizadas (paseos ou avingudas, como eles chamam). Isso tudo sem falar nos parques, como o Park Guell e Montjuic. Confesso que fiquei com inveja...