HÁBITOS QUE FICAM

Um dos prazeres que cultivo, é o de arrumar a mesa para refeição. Sinto alegria ao estender a toalha, ou jogo americano, dispor pratos, copos, talheres, e no centro da mesa, colocar um lindo arranjo, que pode ser de flores ou de frutas.
Sei que esse hábito, trago de minha infância, quando voltava faminta da escola, e encotrava a mesa da cozinha, posta por minha avó Carmela,  para o almoço, com objetos simples, que ganhavam beleza, pelo carinho com que ela arrumava.
Era comum ter no meio da mesa, junto das travessas de louça branca, um vasinho com flores frescas do quintal.
Se era outubro/novembro, época da florada dos copos de leite, todo dia as belas flores estavam enfeitando a mesa.
Esse gesto delicado de minha vó, me fez tão bem  a alma, que cultivei ao longo de minha vida.
Por isso além de gostar de preparar uma refeição para a família ou amigos. Tenho prazer em adornar a mesa, onde vou serví–la. Coisa simples, às vezes somente uma folha de avenca, um ramo de alecrim, junto de uma íris recém colhida do meu jardim. Faz uma diferença incrível no visual de quem senta para se alimentar.
Realmente o meio em que nos criamos, diz muito de nós.
Não é absoluto, pois temos o livre arbítrio, somos donos de nossas escolhas. Mas que ajuda a formar hábitos e o caráter, disso não tenho nenhuma dúvida.

(Foto; Lenapena)

Lenapena
Enviado por Lenapena em 04/06/2013
Reeditado em 04/06/2013
Código do texto: T4324648
Classificação de conteúdo: seguro