Sem ânimo para a Copa

Não tenho nada contra o futebol, mas não tenho me sentido animada nem interessada na Copa das Confederações ou do Mundo. Por quê? Porque, na minha opinião, de que adianta sermos o país do futebol, ganharmos as Copas e os troféus e nossas vidas continuarem as mesmas? Não vejo sentido em fazer com que minha vida gire em torno dos jogos se, após eles passarem, seja o Brasil campeão ou não, minha vida não terá mudado e eu continuarei com os mesmos problemas.

Quero deixar claro que não acho um defeito gostar de futebol. Cada pessoa tem direito a gostar do que gosta e não sou eu que vou criticar uma pessoa em algo que não me diz respeito. Afinal, com tantas crises que o Brasil anda passando, as pessoas têm direito a assistir a um jogo, alegrar-se, torcer pela seleção do seu pais e esquecer um pouco os problemas.

Outra coisa que tem me deixado desinteressada em relação ao futebol é que penso que não basta mais sermos o pais do futebol. Deveriamos ser também o pais da segurança, da educação e do desenvolvimento econômico e social. Porque o Brasil permanece estagnado nesses aspectos é que, para mim, já não basta que o Brasil faça bonito numa Copa para me sentir de alma lavada. Para mim, já não adianta que o Brasil seja campeão enquanto os problemas que nos impedem de ser um pais justo continuam a nos impedir de ter uma vida mais digna.

Mas, como todos têm direito a ter suas alegrias, não sou eu que vou desmanchar a alegria de uma pessoa que está vibrando com um jogo de futebol. Cada um que faça o que gosta.