A verdadeira face do Alcoolismo

O que você acharia se encontrasse nas páginas de um famoso jornal de grande circulação, este anúncio: “Amigos e consumidores, acabo de fazer um grande investimento, com minhas economias acabo de abrir uma fábrica de bebidas alcoólicas. Aproveitei o momento para informar-los que dei início ao negócio de fabricar ébrios, desequilibrados,esmoleiros, para que a parte sóbria responsável e respeitável desta comunidade sustente. Eu venderei bebidas fortes que incitarão os homens a atos de selvageria, roubos, seqüestros derramamentos de sangue, abandonos de famílias, diminuição do conforto material, aumento da criminalidade, colocando em risco o bem-estar das pessoas e da comunidade. Meu produto provocará o aumento de vários tipos de acidentes, multiplicará o número de doenças de nervos e cardiovasculares, farei com que muitos jovens desta atual geração cresçam na ignorância e se tornem um problema para os seus pais, para a sociedade e para a nação, Levarei pais e mães a esquecerem seus filhos, deixando-os abandonados nas ruas, e farei com que a violência e a crueldade tomem o lugar do amor.”

Se este anúncio fosse verdadeiro, e de fato o é, com certeza nenhum empresário venderia um centavo que fosse do seu produto, mais em se tratando de bebidas alcoólicas, tudo o que falamos acima e a mais pura verdade. Então porque tanta gente bebe? A história dos reis, imperadores e governantes do passado, é regada a muita orgia, banquetes e bebidas alcoólicas, e num desses banquetes, foi determinado o fim da maior potência mundial da história: O reino babilônico (Daniel 5:1-2, 23,30,31) O segundo maior e mais poderoso reino da terra também foi ao fim, quando Alexandre o Grande,morreu vitimado pelo excesso de comidas e bebidas alcoólicas (Daniel 8:8,21)

O álcool tem o poder de tirar o bebedor do reino dos homens e muito mais do reino de Deus. O apóstolo Paulo escreveu que “os bêbados não entrarão no reino de Deus.” (I Coríntios 6:9 e 19, Gálatas 5:21) A embriaguês é tão repelente, odiosa e abominável nas escrituras, que é usada como uma das características da Babilônia a grande meretriz. (apocalipse 14:8 17:2-5, 18:3.) Na História de Noé encontramos dois tipos de pessoas: As que criticam, menosprezam e zombam, e as que se dispõe a ajudar, sem olhar defeitos ou deformidades, estendendo sua mão de amor e solidariedade. Vemos ai um vislumbre dos ALCOÓLICOS ANÔNIMOS, que como Sem e Jafé, estendem a sua mão amiga e solidária a quem tem problema com o álcool.

Não é nosso objetivo nessa crônica criticar, discriminar ou zombar do bebedor, mas tentar mostrar de forma singela e simples, a natureza danosa e perniciosa do álcool, e um pouquinho do que diz as escrituras sobre o assunto. “O VINHO É ESCARNECEDOR E A BEBIDA FORTE ALVOROÇADORA, E TODO AQUELE QUE NELES ERRAR, NUNCA SERÁ SÁBIO.” PROVÉRBIOS 20:1