Infinito S.A.

“Você ligou para o Serviço de Atendimento ao Consumidor da empresa Infinito S.A.. Sua ligação é muito importante para nós. Para histórias, disque 1. Para dúvidas e esclarecimentos, disque 2. Velho Testamento, disque 3. Novo Testamento, disque 4. Outras religiões e portabilidade, disque 5. Sentido da vida, disque 6. Reclamações, disque 7. Orações, disque 8. Ou disque 9 para falar com um dos nossos atendentes. Somos uma empresa com mais de 6 mil anos de existência, atuando em diversos…

- Aqui quem fala é Gabriel, empresa Infinito S.A., com quem eu falo?

- Angelo.

- Olá Angelo, em que posso ajudá-lo?

- É o seguinte, queria fazer uma reclamação sobre um produto de vocês.

- O setor de reclamações é em outro ramal, aguarde um instante que “estarei transferindo” a ligação.

(Fundo musical com som de harpas)

- Setor de Reclamações da empresa Infinito S.A., Jó falando, pois não?

- Jó, é o seguinte, meu nome é Angelo, e gostaria de fazer uma reclamação sobre um produto de vocês.

- Pois não senhor Angelo, qual seria o produto em questão?

- No caso seria o “Ser Humano”.

- É qual a reclamação?

- Bom, na verdade são várias reclamações. Imagino que o produto de vocês tem defeitos em larga escala. Passei uma temporada na Terra e pude ter contato direto com os mais diferentes tipos de “Seres Humanos”, porém por diversas vezes não entendi o seu funcionamento. Para começar, eles são produzidos para conviverem pacificamente, mas isso não acontece com frequência. Não são raras as vezes em que entram em conflito, tentando destacar uma supremacia irrelevante uns sobre os outros. Essa coexistência tranquila também é afetada por um defeito funcional do produto: o egoísmo. Eles não se preocupam em criar um ambiente sócio-participativo, fecham-se em suas bolhas cercadas de futilidades e bens materiais. Esquecem da interação, da troca de experiências, fator importante para a evolução do produto. Está muito cansativa minha explanação, Jó?

- Não senhor, pode continuar, não tenho pressa em lhe escutar.

- Certo, acho também que o produto possui um chato problema de áudio, pois sempre está no modo reclamação, repetidamente. Reclamam de tudo: do clima, do tempo, das obrigações, dos direitos, da solidão, das companhias, da intimidade, da carência, das profissões, dos sentimentos, dos acontecimentos. O desagrado é permanente. Também sofrem de ansiedade recorrente. Querem as coisas para ontem, frustram-se com facilidade, rogam por todas as respostas sendo que ainda nem bem conhecem as perguntas. O que dizer então do poder de julgamento? Compulsivamente julgam tudo e todos. Rotulam, ridicularizam, condenam. Cheios de verdades inexoráveis, inabaláveis, indignas, intransigentes. Mas veja, quero ressaltar que os problemas que aqui relato não acontecem em todas as unidades de “Seres humanos”. Boa parte funciona muito bem, até mesmo superando as expectativas. Porém os exemplares fora de padrão se multiplicam em larga escala. Desculpe a ousadia, mas não seria correto vocês executarem um recall?

- Bom senhor Angelo, posso lhe garantir que o dono da empresa está ciente de todos os problemas relatados em sua ligação, além de tantos outros que o senhor nem faz ideia. Acontece que infelizmente nem tudo saiu como o planejado originalmente. A empresa faz recall constantemente, mas um problema resolvido dá lugar a dois outros.

- Pois é, imagino que seja difícil mesmo. Por vezes até aparenta que, sei lá, eles possuem vida própria.

- O senhor tem razão, temos percebido o mesmo. Inclusive nossa linha de produtos “Animais” tem obtido resultados melhores, pois não são configurados com o software da racionalidade, muito instável atualmente. Até mesmo softwares muito bem elaborados tem apresentado problemas, como livre-arbítrio, conhecimento e tolerância.

- Enfim, de qualquer maneira agradeço muito sua atenção e paciência, Jó. Só me resta torcer para as melhorias ocorrerem o quanto antes.

- Senhor Angelo, essa é a expectativa da empresa. Afinal, estamos falando de seres humanos, não?”

DanBraga
Enviado por DanBraga em 29/05/2013
Código do texto: T4315596
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.