O Lenhador

Anibal era um lenhador que trabalhava na floresta para uma grande serraria, tinha um machado muito afiado herança de seu pai e de seu avo. Tratava o machado com muito cuidado sempre afiando e cuidando de seu cabo, era o seu melhor amigo. Não tinha árvore que Anibal não conseguisse derrubar, tinha uma força descomunal, desde criança aprendera o oficio com seu pai e treinava em pequenos gravetos.

Sempre tomava cuidados ao derrubar uma árvore, primeiro observava o sentido do vento e o local onde ia cair, pois não queria causar estragos na mata e muito menos se machucar ou á algum animalzinho que pudesse estar por ali.

Seu patrão tinha muito orgulho de Anibal pois ele era seu melhor lenhador, e naquele tempo não existiam serras elétricas nem moto serras, todo trabalho era feito manualmente.

As toras tinham que ser limpadas e eram puxadas por carros de boi, na serraria os carpinteiros serravam as toras manualmente, com grandes serras formando tábuas, essas tábuas serviam para construir casas e móveis.

Um dia Anibal encontrou uma enorme castanheira, sua madeira era muito boa e a árvore era enorme, ele pensou consigo, essa árvore vai me render um bom dinheiro, porque ele trabalhava por tarefas, e quanto maior a árvore e melhor a madeira, mais dinheiro recebia.

Preparou seu machado como sempre fazia, desta vêz precisaria de um corte mais bem feito, a árvore era grande e a madeira dura. Quando tudo estava preparado Anibal levantou seu machado e soltou um golpe muito forte, a árvore tremeu toda, más nem sequer sinal de qualquer ferimento, tentou novamente e nada, o que estava acontecendo, pensou, será que o velho machado não está funcionando mais, ou será que minhas forças estão se esgotando.

Tentou por horas e nada conseguia, já estava confuso, nunca algo assim tinha lhe acontecido, pensou vou voltar a serraria e emprestar outro machado, assim o fez, pegou um novinho em folha, afiou como nunca tinha afiado o seu, e pensou desta vez vai dar certo, levantou o machado soltou o golpe e nada, nem um arranhão na árvore.

A tarde caiu ele voltou para casa, a árvore não saia de seu pensamento, quase não dormiu, a noite foi longa, no outro dia retornou ao local com os dois machados e nada, tentou por vários dias, chamou outros lenhadores e ninguém conseguia derrubar a árvore. Foi falar com seu patrão um homem idoso e muito sábio, que resolveu acompanhá-lo até a árvore, seu patrão ficou horas observando a árvore sem nada dizer.

Ao lado daquela árvore haviam muitas outras, então o patrão pediu que Anibal tentasse derrubar outra assim ele fez e aconteceu a mesma coisa. Então o patrão olhou para Anibal e lhe disse, essa árvore é centenária e ela é um marco, ela está nos dizendo que chegamos ao limite deste trecho da floresta, não podemos mais retirar árvores daqui, Deus em sua infinita sabedoria deve estar nos mostrando através desta árvore que já desmatamos o suficiente este local, precisamos parar, e tentar em outros locais. Más Sr. meu patrão me desculpe dizer, porque é que Deus se preocuparia com uma simples árvore. Sabe Anibal está árvore deve ter centenas de anos e viu muita coisa acontecer ela é um marco que limita até onde podemos ir, desmatar é uma sobrevivência nossa más Deus criou todos os seres para um propósito, e se continuarmos desmatando este local logo vira um deserto, não teremos mais chuvas, não teremos mais sombras, e não teremos mais frutos, restara apenas as casas e os móveis. O Sr. é danado de entendido mesmo, como o Sr. sabe todas essas coisas, sabe Anibal um dia seu pai trabalhou para mim e algo semelhante aconteceu, más ele insistiu tanto que acabou devastando um lado dessa floresta, eu vou te mostrar.

Montaram em uma charrete e foram até o local, ali existia um lago onde as pessoas pescavam, naquele outro lugar tinha muitas casas, hoje ninguém quer morar por aqui a terra é árida, o solo fraco não chove á anos, muitos que moraram aqui morreram pela miséria e pela seca, todo esse deserto que você está vislumbrando era uma linda floresta, cheia de animais, e vida.

Quer dizer que eu tenho que parar de cortar arvores, más eu não sei fazer outra coisa, então o patrão o levou até a serraria, mostrou-lhe uma estufa onde havia centenas de mudas de árvores, veja Anibal, está vendo estas mudas estão prontas para o plantio, se cada árvore que você cortar você plantar quatro ou cinco dessas mudas, no futuro seus filhos estarão cercado de árvores. Eu posso começar a plantar hoje mesmo, claro que sim você já deveria ter feito isso antes.

E Anibal apanhou muitas mudas e um enxadão e foi para o local onde estava a castanheira, plantou dezenas de mudas e foi cortar árvores em outro local da floresta.

Quando seus filhos cresceram tornaram-se lenhadores, e já existia moto serras, más Anibal fazia questão de levá-los até a velha castanheira e contar toda história.

Wilsonjlopes
Enviado por Wilsonjlopes em 27/05/2013
Código do texto: T4312180
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.