Evolução

Brasil e suas conquistas (não foram cinco copas do mundo)

Eis o que me admira na História; repare nos longos intervalos de tempo entre as leis, que hoje pensamos "como isto pôde acontecer!" :

1850 - Lei Euzébio de Queirós, que encerrou o tráfico de escravos no Brasil.

1871 - Lei Rio Branco, que tornava livres todos aqueles nascidos do ventre de mãe escrava.

1888 - Lei Áurea, que libertou a todos finalmente.

Comparando agora:

1982 - O deputado Dante de Oliveira propõe eleições diretas para presidente, e é derrubado no congresso. O povo sai à rua pelas "Diretas Já", conseguindo-as no próximo mandato.

1990 - Um milhão e meio de brasileiros assinam um projeto de lei de iniciativa popular.

2010 - O projeto é aprovado e sancionado denominado "Lei Ficha Limpa", proibindo que políticos condenados em decisões colegiadas de segunda instância possam se candidatar.

2025 - Quem for jovem agora e ambicionar carreira política, que se porte bem.

2060 - Alguém vai ler nossos posts e vai dizer "como isso pôde acontecer!"

Dalmir Lott
Enviado por Dalmir Lott em 26/05/2013
Código do texto: T4310534
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.