Dilma ou Robin Hood?
A presidente Dilma Rousseff anunciou neste sábado um amplo perdão e a reestruturação de dívida externa de 12 países africanos no valor de US$ 840 milhões, afirmou à Agência Efe o porta-voz da Presidência, Thomas Traumann.
Enquanto isso, no Nordeste do Brasil, agricultores, produtores e gente que sofre com efeitos da estiagem não têm mais a quem recorrer quando se fala de crédito.
O Banco do Nordeste não tem facilitado a vida dos produtores com débitos e os que ainda pensam em salvar o rebanho com financiamentos.
Se Dilma tem condições de perdoar dívidas de países africanos, porque não faz o mesmo com os agricultores do Nordeste? Não é a primeira vez que o Brasil cancela dívida com países africanos, isso já aconteceu antes.
Os agricultores nordestinos estão atolados em dívidas e sofrem o flagelo imposto pelo Banco do Nordeste que sempre lhes aplica a sentença de Caifaz. Para esses coitados a presidente que, ao que parece, contraiu a Síndrome de Robin Hood, não olha, ou melhor, faz pouco caso, pois os votos já estão assegurados pela Bolsa Família, o Vale Gás e outros tipos engodos.
Não entendo essa politicagem, mas recordo os aconselhamentos da minha mãe quando eu era criança e tínhamos visitas em casa; à mesa do jantar ou almoço ela dizia a mim e aos meus irmãos: - deixem as visitas servirem primeiro, depois vocês se sirvam. Quando íamos nos servir a galinha já não tinha coxa e nem moela.