Cará inhame e cará moela.

Cará inhame e cará moela.

Ontem de manhã, saí para ir ao mercado. Ao passar pela portaria, o zelador me perguntou:”Zita,Cará é como mandioca ?“Em seguida disse:”Maria saiu para comprar cará’(Maria, faxineira do prédio). Respondi:” não é como mandioca. Mandioca dá debaixo da terra e cará não.”Disse isso e saí. Ao voltar, meu genro estava na frente do prédio e disse:” Maria já comprou cará. Cará é como mandioca.” Ouvindo isso, falei ao porteiro que demonstrava interessado na na conversa,se ele tinha computador e, ele disse que sim. Logo eu disse: “quando você chegar em casa, procure no google”. Ele me disse: “vou fazer isso mesmo.”Apesar de já ter visto, quando eu era criança, no quintal de minha casa um pé de cará, ao entrar em casa, consultei o google. Descobri que tem dois tipos de carás: o cará inhame que dá como mandioca, é raiz, e o cará que não é raiz, dá em planta trepadeira. No dia seguinte, encontrei com Maria e ela me perguntou: “Zita o cará dá em árvore?”Sim, eu repondi. Porém fiquei pensando se o pé de cará ,como o pé de chuchu, são árvores. Novamente fui consultar o google para saber a definição de árvore. Concluí que o pé de chuchu como o pé de cará não são árvores, pois árvore é um vegetal de tronco lenhoso com tendência a formação de tronco.

Mais tarde, interfonei para Maria e pedi-lhe para vir ao meu apartamento e mostrei-lhe no tablet os dois tipos de carás. Enquanto eu mostrava eu comentei: “nunca comi nenhum dos dois tipos de carás. Eu conheci o cará moela por que quando eu morava em Minas, na minha casa, tinha um pé. Só que eu não sabia que se chamava cará moela.”Maria olhando o desenho disse: “eu já comi os dois. Se eu não comesse, passaria fome. Mas cará moela é muito ruim.”Em seguida, ela me agradeceu e voltou ao seu trabalho no prédio.

Há certos tipos de texto que encontro dificuldade em escrevê-lo. Este foi um deles.