SOBRE AS ORIGENS DAS ESPÉCIES!
SOBRE AS ORIGENS DAS ESPÉCIES!
Mas que raios!
Que diabos tem o Charles Darwin a ver com isso tudo?
Nada em absoluto. Absolutamente nada!
Porém no que tange a origem de alguns órgãos oficiais, tem tudo a ver!
Por exemplo: por que a polícia americana de todos seus Estados, indo até o Canadá (este, fora dos EUA, claro), goza de todo um “status”, enquanto a polícia militar (em particular brasileira) goza apenas de temor e cuidado?
O fator salário é essencial, mas, há outros por traz de tudo que torna a situação quase que completamente insustentável!
O fato é que, inevitavelmente deve-se remontar-se a origem para se chegar a uma explicação plausível para gerar-se uma delas, detestada e outra pelo menos, em sua maioria, muito bem quista, de uma forma geral, apesar de inúmeras falhas estruturais e humanas!
Assim é possível imaginar o que aconteceu no início de ambas para dar início sua criação. Lá, a polícia foi criada com o objetivo claro e precípuo de proteger os cidadãos, as instituições, a honra e gloria da Nação e do Estado. Aliando-se a esses fatores a um policial muito bem remunerado, motivado, a coisa tende a fluir... principalmente para o cidadão.
Isso sem falar em investimentos na educação daqueles homens, na saúde da população, no salário e coisas do tipo, consequentemente surgiu uma Polícia. Em sua real função a qual seria coibir os excessos em geral. Apesar dos crimes e da pouca corrupção entre seus quadros.
No Brasil, desde o início, a Polícia foi criada com o intuito de reprimir. Seus homens mal educados, pessimamente remunerados, oriundos da classe proletariada sem nenhuma cultura, seus únicos e reais inimigos são verdadeiramente aqueles que não usam fardas: o cidadão comum que mora longe dos Jardins!
Não há como se impor limites!
Existe uma espécie de simbiose político/jurídico/policial, onde todos se beneficiam em prejuízo da populaça!
O político tem garantido a sua forma “tortuosa” de agir, tendo em vista serem amigos dos comandantes. Os integrantes do Poder Judiciário precisam dos préstimos dos mesmos (PMs) para garantir sua segurança e de sua família e o policial militar se beneficia amplamente: ganha uma medalha, uma arma, seu distintivo, uma farda e no final muitas vezes o que merece: “um pé da na bunda!” Pois, quando acreditam ser defendidos por seus superiores e pelos homens das capas pretas, estes mesmos, abrem “carinhosamente” a porta das celas, para estes “repousarem!” para em seguida lhes mostrar a porta da rua. Aliás, serventia da casa...
Por fim, essa categoria perdeu tanto a capacidade de articulação e raciocínio, pois a se sentir obrigada a pleitear aumento salarial, preferem mandar suas mulheres e filhos “baterem panelas” em praça pública a encorajarem-se eles mesmos a o fazerem, tal o medo de punição. Isso sem falar que muitas outras vezes, preferem o suicídio a encararem uma detenção!
Em resumo, cada país tem a polícia que merece. E um país, onde ninguém está interessado em fazer nada em prol de ninguém muito menos de sua polícia e muito menos essa (militar) em prol de si mesma, só se pode esperar o que?
O aumento desenfreado da criminalidade, do tráfico e é claro, da corrupção!