O PIOR DOS EMPREGOS

_______________________________________

 

Esse mundo é mesmo estranho. Imagine você, mulheres esvaziando fossas sépticas e carregando os excrementos humanos numa cesta sobre a cabeça; mesmo nos dias de chuva quando a água dilui as fezes que inevitavelmente escorrem pelos rostos dessas mulheres.

Agora, pense em homens abrindo bueiros donde saem baratas e ratos. Esses homens, só de tangas fio-dental, entrando nesses bueiros (quando o movimento de fuga dos pestilentos diminui), para desobstruir as tubulações. Sem luvas ou máscaras (no máximo pás, baldes e carriolas), para amontoar do lado de fora a massa escura, mistura de fezes e tudo o mais que você possa imaginar.

Pois é; esse é o trabalho de 650 mil indianos, os chamados scavengers, termo inglês que significa, mais ou menos, animais que se alimentam de carniça.

Scavengers são dalits, a mais baixa casta indiana e, ainda, hereditária, ou seja, nascem para trabalhar nas fossas. Muitos morrem envenenados pelo gás metano (fermentação das fezes) que se acumulam nas galerias ou afogados nos excrementos.

Pior; na sociedade indiana, ninguém se incomoda com isso. Tanto que essas mulheres e esses homens são contratados por empresas a serviço do poder público, em cidades como Mumbai e Nova Délhi.

E ainda tem gente que diz: "Meu emprego é uma merda".

É ou Noé? ®Sérgio.

____________________

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte Sempre!

Se você encontrar omissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 24/05/2013
Código do texto: T4307635
Classificação de conteúdo: seguro