As coisas vão mudar
Finalmente depois de quinze anos de casados Gilberto e Isabel conseguiram comprar sua tão sonhada casa, era em um prédinho de três andares na zona leste de São Paulo, ficava no terceiro andar.
Parecia um sonho sair do aluguel, poder dormir a noite encostar a cabeça no travesseiro e dizer este pedacinho de chão é meu.A mudança foi tudo conforme planejado, só a geladeira deu um trabalho danado para subir pelas escadas, a casa tinha dois quartos e Gilberto já projetara fazer de um dos quartos seu escritório, seu cantinho de descontração, é claro que depois de quinze anos trabalhando pretendiam ter um bebe e ele teria que desocupar, más enquanto não vinha ele usava como seu paraíso.
Duas semanas depois de se mudarem, um som horrível vinha do andar de baixo, parecia uma discoteca dentro de casa, os vizinhos debaixo estavam comemorando aniversário da filha adolescente, já era onze da noite e não conseguiam dormir, o barulho não parava, Gilberto desceu a escada e bateu na porta do vizinho, este o cumprimentou puxou-o pelo braço, entre vizinho, a casa estava cheia, já colocou um copo de cerveja em sua mão, a filha do vizinho puxou Gilberto muito constrangido para dançar, não é que... e não conseguia falar, ai começou a tocar uma musica lenta, a moça abraçou Gilberto e colocou suas mãos em suas costas, Gilberto tentava falar, é que... e não conseguia.
Isabel percebeu a demora do marido e desceu a escada, bateu na porta e o vizinho puxou-a pelo braço entre vizinha, ela tentou falar, é que... não conseguiu, quando viu Gilberto abraçado com a moça deu um berro tão estridente que pararam o som e todos ficaram olhando para Isabel, então é assim, me larga lá em casa e fica ai se agarrando com qualquer uma, qualquer uma não disse a dona da casa, é minha filha, e a senhora não tem vergonha de sua filha deixar um homem casado agarrá-la, ai começou a confusão.Saíram da casa chingados e o barulho foi até as quatro da manhã.Gilberto e Isabel discutem muito e ficam meio abalados, Isabel pouco conversa com o marido, passam-se três meses até que finalmente Isabel dá a maravilhosa noticia á Gilberto, estou grávida é para daqui a seis meses, Gilberto pula de alegria, finalmente poderiam realizar seus sonhos de ser pai. Você não merece más eu vou te dar uma trégua.
Isabel estava no oitavo mês de gestação, quando recebe a noticia que seu pai vem a falecer, foram ao enterro Isabel chorou muito e tentava consolar a mãe, que dizia, que vai ser de mim agora, sozinha neste mundo, quem vai cuidar de mim, minha artrite, meu coração. Calma mamãe eu cuidarei da senhora estarei sempre aqui, más eu nunca fiquei sozinha tenho medo o que vou fazer. Gilberto que esta perto responde sabe dona Gilda aqui em São Paulo tem muitas casas de repouso para idosos, e tem muitas pessoas de sua idade, Isabel fica brava, que é isso Gilberto, jamais vou deixar minha mãe ir para um asilo, más querida não é asilo, é que....
E Gilberto teve que desocupar seu quartinho que logo iria ser do bebe para dar lugar a sogra, ele ficou muito bravo más não queria contrariar Isabel que já estava próximo de ganhar o bebe.
E lá se instalou dona Gilda, fumava como uma chaminé, infetava a casa toda, deixava cinzeiros cheios em todos os cantos, tossia a noite inteira. Finalmente chegou o fim de semana o domingo, Gilberto disse a esposa hoje eu descanso quero levantar as dez, más quando foi seis e meia escutou um berro da cozinha, Isabel onde esta o coador de café, já vai mamãe, vocês não tem vergonha ficar na cama a estas horas, em casa eu tomava café com seu pai as seis horas, chame aquele inútil do seu marido e peça que ele mate uma barata em meu quarto, vi hoje de manhã, entrou no guarda-roupa, esta bem mamãe. Gilbertooo!!!
Ele teve que levantar na marra, o que foi, mate uma barata no quarto de mamãe, está bem, e lá foi Gilberto com o chinelo, quando arrastou a mala que estava num canto apareceram mais três, Isabel!!
Traga o inseticida, sua mãe infestou a casa de baratas com sua mala, Isabel deu um berro, eu morro de medo de baratas, com a ponta dos dedos entregou o inseticida á Gilberto. E sua mãe resmungava na cozinha, vocês deveriam ter mandado dedetizar esse quarto antes de me trazerem para cá, seu marido é uma mula.
Gilberto vai a cozinha tomar café, e quando coloca um gole na boca cospe, que é isso que gosto horrível, o médico mandou tomar café com limão e sal para acalmar a tosse, Isabel diz calma querido vou passar outro café para você.
Não quero vou tomar na padaria da esquina, vai sair é, e se a bolsa da Isabel estourar, não deixe minha filha aposto que vai flertar com a filha do vizinho, aquela que ele estava se agarrando outro dia.
Isabel você colocou no jornal aquele episódio, será possível que nós já não esclarecemos tudo, homens são todos iguais um bando de sem vergonhas disse dona Gilda, meu Deus o que eu fiz para merecer isso e Gilberto sai dizendo qualquer coisa estou com o celular.
Mamãe a senhora não acha que está pegando pesado com o Gilberto, ele é um bom marido e esta tentando ser gentil com a senhora, qual o que minha filha esse seu marido não presta, não sei porque você não se casou com o filho do seu Jorge o dono da gráfica, tenha dó mamãe ele era vesgo e ainda por cima fanhoso, más era rico e ia te fazer feliz.
Gilberto chega na padaria e pede um whisk duplo, seu Manoel pergunta, não acha meio cedo para beber, não mudei de ideia quero um triplo.
Quando Gilberto vai colocar o copo na boca toca seu celular, querido você não esta zangado está, é que minha mãe pediu para você comprar cigarros para ela, e encher o balão de oxigênio dela que está acabando.
Gilberto dá um murro no balcão que assusta seu Manoel, o que aconteceu, o Sr. tem sogra, eu já tive, coitadinha estas horas deve estar com São Pedro, sabe ela estava na garagem de casa estendendo roupas pois estava chovendo, ela se abaixou para pegar alguns prendedores que caíram no chão e eu não há vi, entrei com o carro e atropelei a gaja, pobrezinha, minha esposa me culpa até hoje, diz que eu fiz de propósito.
Que excelente ideia seu Manuel, que é isso rapaz, foi um acidente, é más foi um acidente feliz não foi, a pobrezinha agonizou e levou duas semanas para falecer no hospital, antes de morrer foi tão carinhosa me disse baixinho, vou grudar em você até o fim de sua vida.
Dali a pouco toca o celular novamente, querido venha rápido a bolsa estourou, estou tendo contrações seguidas, peça para ele não esquecer meus cigarros.
Gilberto foi correndo pegou a esposa colocou no carro, a sogra perguntou dos cigarros, aqui esta e entregou, espere vou pegar minha bolsa vou junto, dona Gilda não precisa, você não sabe nada de partos imprestável, deixe querido.
E lá foram para o hospital, Gilberto queria assistir o parto e filmar, más dona Gilda insistiu que ela deveria ficar com Isabel e ele não pode entrar. Nasceu um lindo menino, Gilberto e Isabel já tinham escolhido o nome, vai se chamar Fernando, más a sogra começou a brigar e disse que deveria ter o nome do avo que falecera em sua homenagem Eustáquio.
Voltaram para casa, Gilberto, Isabel, dona Gilda e Eustáquio, a velha não parava de fumar, Gilberto dizia á Isabel ela vai matar o bebe com essa fumaceira pela casa.
Isabel finalmente concordou e pediu a mãe que fumasse na sacada, ela ficou furiosa, tá vendo como seu marido não presta, esta sempre te colocando contra mim.
Isabel teve que ficar em repouso, e dona Gilda foi para cozinha, arrastando pra lá e pra cá seu balão de oxigênio, pediu a Gilberto que fosse ao açougue comprar bofe, más o que a senhora vai fazer com isso, eles jogam isso no lixo.
Vou fazer uma sopa bem forte para Isabel ela precisa de sustância para o leite, faz o que estou mandando inútil e não se esqueça de meus cigarros.
Os dias passaram e Gilberto não aguentava mais, a velha entrava no banheiro tinha que esperar duas horas para poder sair o cheiro, ela tossia a noite toda, acordava o bebe que tinha que dormir no quarto do casal em um berço.
Seu computador a muito tempo ele não usava pois servia de banquinho para velha sentar e fumar na sacada, sua coleção de figurinhas de carro ela havia jogado no vaso e disse que pensava ser lixo, por isso tinha tantas baratas.
No trabalho Gilberto não conseguia se concentrar porque dormia pouco, depois de muitos projetos errados seu chefe o demitiu , chegou em casa deu a noticia, e foi um inferno a sogra chamou de vagabundo, incompetente e tantas outras coisas.
Foi carregar o bebe e percebeu que o menino estava todo amarelo, querida temos que levar no médico, dona Gilda disse que era icterícia tinha que arranjar picão e telha virgem e dar banho na criança.
Más Gilberto não deu ouvidos pegou a mulher e o bebe e os levou ao hospital, ele teve que ficar internado tomando banhos de luz, o médico disse que se não tratasse poderia virar hepatite, e Isabel ficou com o bebe, pediu a Gilberto por favor cuide de mamãe, pode deixar querida eu cuidarei muito bem dela.
Chegando em casa ela perguntou e ele contou que Isabel teria que ficar com o bebe internados, dona Gilda ficou brava eu disse a você bastava pegar picão e telha virgem e dar banho no menino.
Olhe dona Gilda eu não vou discutir com a senhora o médico sabe o que faz, hoje em dia as coisas não são como antigamente o médico disse que poderia virar em hepatite se não tratasse.
Eu vou me deitar tem janta pronta na geladeira se quiser comer esquente e se vire, eu estou cansada e foi se deitar.
Gilberto não aguentava mais, foi até o banheiro abriu um armário e encontrou um sonífero muito forte que a velha usava, derramou metade do frasco em um copo e levou para dona Gilda a senhora esqueceu seu remédio, como se atreve a entrar em meu quarto seu tarado, deixe ai na cômoda.
A velha dormiu como uma pedra, e Gilberto teve uma ideia foi até um asilo e pediu para internar sua sogra, tratou de toda papelada e perguntou se eles iam buscar, eles disseram que sim, más ela tinha que ir de livre vontade.
Não se preocupem ela só dorme, nem se importara, é um amor de criatura, e precisa de pessoas de sua idade para conviver.
E lá foi a ambulância buscar dona Gilda, estava dormindo como uma pedra, colocaram na maca e levaram, no outro dia Gilberto vai visitar Isabel e lhe conta, sabe querida tive uma conversa com sua mãe e agora você sabe estou desempregado. Então ela resolveu ir para uma casa de repouso, você internou minha mãe num asilo, não querida é como falei, casa de repouso, lá ela terá todo cigarro e assistência que precisa.
Isabel ficou inconformada, más Gilberto disse finalmente poderemos montar o quarto do bebe, vou fazer uma entrevista de emprego amanhã as coisas vão melhorar você vai ver.
Dois dias depois Isabel sai do Hospital com o bebe e volta para casa, quer que Gilberto a leve para ver sua mãe, sabe querida não pode, só daqui a três meses, recomendação dos médicos, ela teve uma crise muito forte de asma e há levei ao pronto socorro e lá me falaram que ela precisava de um lugar onde pudesse ter assistência médica vinte quatro horas, e na só na casa de repouso ela poderá ter. Más se ela te ver vai querer sair, você tem que ajudá-la.
Esta bem eu vou esperar, más se você estiver aprontando alguma você me paga, olhe lá meu pai deve estar vendo tudo la de cima e me desconjurando.
Passam-se os três meses e Gilberto fica preocupado, é hoje que vou entrar numa fria, agora que tudo estava indo tão bem. Quando chega em casa do serviço Isabel o recebe com um enorme abraço e um beijo, querido você tinha razão minha mãe está ótima, fez amigos por lá carregou e brincou com Eustáquio por horas, e nem falou seu nome, ela nem lembrou de mim, que ótimo, ela largou de fumar e esta até namorando um Sr. lá do hospital, quer dizer que a velha, digo, sua mãezinha querida vai se casar. Isso eu não sei só sei que ela esta de namorico e se dando muito bem com as pessoas de lá.Eu não disse á você que esse abrigo seria bom para ela. Vamos esperar querido, deixe o tempo passar.
Escrito por: WilsonJLopes