NA VIDA TUDO TEM VOLTA

A lei do retorno está impregnada em quase todas as crenças.
No Cristianismo: "A cada um será dado segundo suas obras".
No Espiritismo: "Lei de causa e efeito. Ação e reação".
Há um ditado chinês, que diz: "A vida não premeia nem castiga, somente devolve aquilo que damos a ela".
A Cabala fala sobre o Tikun, que seria a bagagem de nossas ações equivocadas.
Pitágoras, em seu tempo já dizia que reencarnavamos para pagar dívidas que deixamos em aberto.
Há um ditado popular que diz: Aqui se faz, aqui se paga.
No Judaísmo, Moisés citou: Olho por olho, dente por dente.
São muitos os conceitos e citações, onde vemos a lei do retorno vir cumprir seu papel.
Já assiste de perto pessoas sofrendo, por viverem centradas no "eu egoístico", onde não cabia a preocupação com a dor do semelhante. Mudaram seus horizontes, quando se dedicaram a servir de alguma maneira ao próximo.
No contato com a dor e a necessidade física e emocional do outro, a pessoa vai deixando de ser o centro de sua atenção. E vai estendendo sua disponibilidade de doar amor e atenção ao irmão do caminho.
Na vida tudo, exatamente tudo, tem volta. É da lei de Causa e Efeito. Todo efeito diz a lei, corresponde a uma causa anterior a ele.
Somos hoje, o resultado de nossas ações pretéritas, e seremos amanhã o que estamos fazendo em nós no presente.
Se criamos uma ilha ao nosso redor, o egoísmo será nosso companheiro diuturno. Mas se o altruísmo a sensibilidade com a necessidade alheia, tocar o nosso coração, e nos movimentarmos ao encontro dela, teremos por campanhia a paz interior, a esperança e a fé.
Há tanto por se fazer, basta olhar ao redor, e não existe quem nada tenha pra oferecer, basta se dispor e querer.
Quando participei como ouvinte, por dois anos, do ciclo de estudos sobre as "Doenças do Humor", no HC, a recomendação a cada palestra, era: Além do tratamento médico/medicamentoso, e da psicoterapia, o serviço ao próximo, que ajuda como uma terapia ocupacional.
E na prática vejo isso de bem perto, pessoas chegam acanhadas, aos grupos de trabalho voluntário.
Chegam trazendo a bagagem carregada com seus problemas, dores, mas em pouco tempo de entrega, dedicado a servir e aplacar a dor do semelhante, vão deixando de ser o centro de suas atenções o tempo todo. Isso traz um alívio enorme, para a ansiedade, tristeza, e depressão, que por ventura sintam.
Observo, no hospital, algumas mães de crianças  com câncer, que tem força de sair de si, para ajudar outras mães que vivem o mesmo drama, mas estão mais desoladas. As que saem de sua dor, para consolar outras na mesma situação, vão a cada dia tornando-se mais fortes, no pesado fardo que tem que carregar.
Encontram ajuda, na ajuda que distribuem.
Então, se quisermos ver um cenário menos cinzento no mundo, não adianta só falarmos, reclamarmos, de como quase tudo está ruim, mas necessário será fazermos a parte que nos cabe. Sair do nosso quadrado, e ser de alguma forma útil ao coletivo.
Em nosso viver, não existe prêmios ou castigos. Pelas Leis justas e amoráveis do Criador, somente recebemos de volta o que ofertamos a vida.

(Imagem: Lenapena- Vermont)


Lenapena
Enviado por Lenapena em 20/05/2013
Reeditado em 20/05/2013
Código do texto: T4299887
Classificação de conteúdo: seguro