O Rato

-Querido? Vou voltar a estudar!

Toda a família se animou. Mamãe iria voltar a estudar. Fazer faculdade. Quem diria que aquela senhora, já depois dos 40 anos, voltaria a estudar?

Fez a inscrição.

-Mãe, como foi a prova?

-Moleza!

O que poderia dizer? Apesar idade avançada ela ainda era muito inteligente. Ela estava preparada. Pronta para a mudança. Agora com os filhos já adultos ela teria o tempo necessário para se focar no que realmente queria. Toda a família a apoio.

-Que orgulho mãe!

-Essa é a minha mãezona!

-Minha vida! Que felicidade!

Veio o resultado. Passou, não entre os melhores. Mas passou. Faltava apenas a matricula para oficializar. A parte mais fácil.

Hora de pegar os documentos.

-CPF?

-Aqui!

-RG?

-Aqui!

-Certidão de casamento?

-Aqui!

-Certificado do Ensino médio?

-Não está aqui!

E a procura começa. Revira quarto, sala e até a cozinha! Toda a família se junta para procurar. Revira pastas antigas. Encontram papéis de anos atrás, cartas, o certificado? Nada!

-Mas estava aqui! Nessa pasta!

Reviram a pasta, olham papel por papel. Nada. Documentos antigos, papeis já esquecidos e ...

-Não pode ser!

-Que foi querida?

-Esse é o certificado!

-Mas isso é apenas um pedacinho de papel roído...

-Pois é, eu acho que...

-Mamãe? O que aconteceu com o seu certificado?

-Acho que... O rato! Aquele maldito rato que há semanas venho tentando matar roeu meu certificado!

-Mamãe? O que a senhora vai fazer?

Ela tenta recuperar, liga para escola, liga para antigos professores, pede ajuda para conhecidos, fala com a faculdade. Nada. Não conseguiu recuperar o documento. Nem a antiga escola pode fazer muita coisa, nem antigos professores e a faculdade não a aceitou. Não havia outra opção.

-Querido? Vou voltar a estudar!

Toda a família se animou. Mamãe iria voltar a estudar. Terminar o Ensino Médio. Quem diria que aquela senhora, já depois dos 40 anos, voltaria para a escola?

Luna Gerst
Enviado por Luna Gerst em 19/05/2013
Código do texto: T4297838
Classificação de conteúdo: seguro