Uma história de Natal
A Etiópia,é um país encravado no Chifre da África, um dos países mais antigos do mundo. É a segunda nação mais populosa da África e a décima maior em área. O país faz fronteira com o Sudão e com o Sudão do Sul a oeste, Djibuti e Eritreia ao norte, Somália ao leste, e Quênia ao sul. Sua capital é a cidade de Adis Abeba.
Alem disso é também um dos países mais pobres, hoje após diversas mudanças governamentais e lutas com a ajuda de muitos países está se estabilizando, acredita-se que a Etiópia tenha sido o mais antigo país do mundo.
A Etiópia é formada por muitas regiões muitas delas de deserto, e muitas hoje em pleno desenvolvimento, más esse desenvolvimento acelerado vem ocasionando cada vez mais a devastação.
A muito tempo atras em uma aldeia havia muita fome e miséria, água não existia apenas um pequeno riacho onde o povo lavava roupas, se banhava, lavava utensílios de cozinha, e dessa mesma água onde as crianças brincavam, era daquele único lugar que bebiam, por isso existia muita doença, febre amarela, tifo, dentre outras.
Más existiam as missões e numa delas estava o padre católico Robert, inglês e o casal americano Drs.Frederic e sua esposa Mayra. Mais ou menos uma vez por mês um avião passava e despejava caixas, com mantimentos, remédios, água e roupas, más era uma briga e geralmente os soldados do regime recolhiam, quase tudo deixando muito pouco para o povo.
Era uma tristeza só ver aquelas pessoas famintas, sedentas, com vários tipos de doenças, alguns ficavam cegos por falta de vitaminas e alimentos adoentados, o casal de médicos fazia o possível, para ajudar, eles comiam tudo que se mexesse insetos, ratos, cachorros, gatos era uma miséria insuportável.
Padre Robert evangelizava o povo, embaixo de algumas arvores, as poucas existentes, ainda ajudava os médicos e os aldeões, como podia, construindo palhoças de capim, tentava plantar alguma coisa más sempre quando começavam aparecer folhagem logo desaparecia, eles se alimentavam era muito difícil, não existia chuva, não tinha como irrigar o solo.Muitos morriam, idosos crianças, más eles não tinham forças para sepultá-los levavam os corpos para longe e os abutres cuidavam, muitas crianças com a barriga enorme de vermes, era tudo muito triste.
Um dia Dra.Mayra comentou com seu esposo, sabe estamos quase no natal, Nova York é tão linda nessa época, as pessoas começam a enfeitar as arvores, fazer compras preparar a ceia, a neve cai me lembro do frio saiamos fazer compras e a gente voltava correndo para casa para se aquecer na lareira, era tudo tão mágico tão lindo, que saudades.Dr. Robert lhe diz, a gente olha este povo sem nada doente com fome, sede, sem nada nem uma perspectiva de vida, será que Deus não passou por aqui.
No outro dia ao alvorecer, se formava uma fila na tenda dos doutores, pessoas, crianças idosos, todos doentes querendo medicamentos para tentar se curar, injeções, remédios, talvez aquela água que acompanhava os remédios fosse a única que beberiam por dias.As caixas destinadas ao padre e aos doutores eram respeitadas, ninguém ousava tocar, eles sabiam que eles tinham sido enviados para ajudar e ninguém tocava.
Durante a noite o padre e os médicos se sentaram fora das barracas e ficaram observando o céu, era um céu tão lindo maravilhoso, como jamais se vira, muitas estrelas enormes e a lua tão imensa, parecia que dava para tocar.
Padre Robert ainda comenta, como pode tanta pobreza, tanta miséria, crianças morrendo, um céu tão lindo parece que o paraíso é aqui, e nunca chove não há esperança para essa gente, de repente eles observam uma estrela atravessando o céu, e vai caindo vagarosamente, ficam em pé a observar, até que ela cai.
Padre Robert diz a seus amigos tenho que ir até lá parece que caiu aqui perto, e chama por dois aldeões para acompanha-lo, ele apanha um galho e caminha com dificuldades, ele já estivera muito doente, os médicos o salvaram, suas pernas picadas por insetos, ele já tinha setenta anos, e foi.
Caminharam por quase oito horas, e ao longe avistaram uma luz, foram se aproximando,os nativos atras do padre com muito medo paravam tentavam recuar, más o padre prosseguia e eles o seguiam.
Quando o padre avistou uma arvore e debaixo dela um homem e uma mulher deitados, o homem pegou um graveto e teve o instinto de atacar o padre, este esticou os braços pediu calma ao homem, aos poucos foi se aproximando e avistou uma mulher deitada sobre uma manta de capins, com um bebe no qual amamentava, a luz tinha desaparecido, e o padre ficou observando, era um recém nascido acabara de nascer, o casal falava o dialeto hebraico e o padre compreendia, eles diziam, (não nos faça mal).
O padre apanhou o mulatinho do colo da mulher o levantou para o céu e disse em hebraico (Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo), ele sabia que Deus lhe enviara um sinal.
Voltaram para aldeia, Dra.Mayra examinou a mulher e a criança na tenda estava tudo bem com eles, más eis que de repente começou a ventar muito forte, muitas casas dos aldeões se desmancharam, em seguida as estrelas do céu e a lua desapareceram e uma forte chuva começou a cair.
Não parava era uma torrente de água, os nativos dançavam e pulavam, as crianças algumas nunca tinham visto chuva, estendiam canecas e bebiam a água, alguns tentavam pegar vasilhas maiores e queriam guardar, o padre dizia não, não guardem nada é como o maná que Deus enviou ao povo de Moisés, não armazenem Deus proverá.
Aquele laguinho de água imunda transbordou, limpando toda água, os outros lagos secos se encheram, o padre não cansava de agradecer a Deus.
A terra começou a ter umidade, o padre ensinou o povo a plantar, fazer casas de barro, dezenas de aviões apareceram no céu e jogaram caixas com provisões, sementes, roupas, brinquedos, remédios e tantas outras coisas.
Era véspera do natal o padre pediu que alguns nativos encontrassem um pinheiro e algumas pinhas, pediu que o enterasem em frente á aldeia, enfeitou com as pinhas, apanhou certa quantidade de capim seco e colocou embaixo do pinheiro, pegou o garoto dos braços da mãe e ali o depositou, é o milagre da vida, Deus enviou através dessa criança a vida de volta a esse povo, e ajoelhou-se, todos inclusive os médicos se ajoelharam.E aquele povo começou a viver a gloria de Deus tinha chegado, o menino nasceu, o natal finalmente chegava aquele lugar.