A Velha Senhora
Era uma vez uma senhora que tinha 60 anos e gostava muito de ir a igreja, ela rezava sempre em casa, quando estava no tanque lavando roupas, quando estava na pia da cozinha lavando pratos, ou cozinhando, sua vida era rezar e cantar musicas de louvor a Deus, conhecia muitas músicas e durante muito tempo assimilou em sua mente.
Ela era viúva á dez anos e tinha 4 filhos todos casados, e 6 netinhos, gostava muito de sua família sempre fora cordial com as pessoas, vizinhos e amigos, já tinha participado em todas as pastorais da igreja, catequese, liturgia, ministério, enfim todas, algumas chegara até a coordenar quando seu esposo era vivo.
Agora já acreditava que deveria deixar para os mais jovens e se dedicava a limpeza da igreja, toda semana cumpria junto com outras 7 senhoras o ritual de limpar toda a igreja, o piso, os bancos o altar, quando limpava os paramentos litúrgicos tinha todo o cuidado e delicadeza, ornamentava a igreja com flores e limpava com amor e dedicação tudo que lhe estivesse sujo ou fora do lugar.
Um dia o padre a chamou e lhe perguntou se não estava cansada, pois muitas vezes limpava a igreja sozinha, porque as companheiras não vinham. Ela deu um longo suspiro e disse ao padre, sabe eu não me importo na verdade eu nunca me sinto só, quando minhas companheiras não veem eu me ajoelho antes de limpar e peço a ajuda de Nossa Senhora, e sempre ela me ajuda, eu nem sinto cansaço ou o tempo passar.Quando vejo já esta tudo em ordem e limpo.O padre a parabenizou por sua fé e dedicação, e lhe disse sabe eu gostaria muito que Nossa Senhora estivesse comigo em alguns momentos, eu me sinto tão sozinho, minha família esta do outro lado do país, não tenho esposa nem filhos, na comunidade me cobram muito pois acham que tenho que estar em todo lugar.
Sabe padre o Sr. ainda é jovem e tem uma longa caminhada pela frente, eu também já tive a sua idade e já me senti assim, más quando fiquei viúva acreditei que Deus tinha levado algo que me pertencia e achava que Ele não tinha o direito de fazer aquilo pois meu marido e eu nos dedicávamos tanto a Ele, então eu fiquei em casa triste e aborrecida, não quis mais rezar nem ir á igreja, nada mais tinha sentido para mim.
Um dia apareceu na porta de casa um mendigo, ele estava todo sujo, barbudo, cheirando mal, e ele me pediu um prato de comida pois estava com fome; Eu hesitei um pouco na hora pensei , vou despachá-lo logo, más alguma coisa mais forte parece que me tocou e corajosamente mandei que entrasse, peguei toalha, sabonete e aparelho de barba, mandei que entrasse e tomasse um banho e fizesse a barba, fui até o guarda roupas apanhei algumas roupas de meu falecido marido, que na época de seu falecimento não tive coragem de se desfazer de tudo, aquelas roupas eram especiais, eram de nossas bodas de prata, foram as únicas que ficaram, entreguei tudo a ele, mostrei o banheiro e enquanto ele tomava banho preparei uma deliciosa refeição, o prato que meu esposo mais gostava.
Ele saiu do banheiro muito bem arrumado, sem barba,cabelo penteado, apanhei um aparador e pedi se poderia cortar suas unhas, ele ficou meio envergonhado más disse que sim, aproveitei peguei a tesoura e aparei um pouco seus cabelos. Então pedi que se sentasse á mesa e comesse, pensei que ele iria devorar toda a comida más comeu pouco e antes de comer percebi que baixou sua cabeça e fez uma oração em silêncio.Depois ele me agradeceu, foi até o banheiro apanhou suas roupas sujas e as levou, colocou-as no Contêiner em frente de casa e disse “Que Deus lhe abençoe” e foi embora, fiquei observando da porta ele desaparecer na esquina, de costas ele parecia meu falecido esposo indo embora.
Voltei para dentro, e continuei com minha tristeza, e minha vidinha sem sentido; E a senhora comentou isso com alguém? Sim contei tudo aos meus filhos, que prontamente se zangaram, mamãe como a senhora faz uma coisa dessas, recolher um estranho, sozinha, e se fosse um bandido. Eu não sei o que deu em mim, más me senti bem fazendo aquilo, parece que aquelas roupas que eu tinha guardado tinham algum propósito.
Alguns meses se passaram e um certo dia bateram na minha porta, havia um belo automóvel parado e percebi que era aquele Sr. com outros trajes más bem arrumado, então ele me disse: Boa tarde senhora, como tem passado, sabe eu retornei á sua casa para agradecer novamente, aquele dia que a senhora me ajudou eu me senti outra pessoa, tinha pedido comida em várias casas e ninguém me deu, e a senhora sem me conhecer me ofereceu o que tinha de melhor, quando sai daqui fui procurar emprego e me contrataram em um supermercado para recolher carrinhos no estacionamento, eu me senti tão bem com a maneira como a senhora me tratou que comecei a tratar melhor as pessoas, ajudando com as compras, os idosos, as crianças, peguei tantas amizades e o dono do supermercado sem que eu soubesse começou a me observar, á algumas semanas ele me chamou e me convidou para ser o gerente do supermercado, estou muito feliz, foi a senhora que me abriu essa porta.O Sr. não precisa agradecer eu não fiz mais que minha obrigação. Sabe Dona eu lhe trouxe esta imagem de Nossa Senhora, comprei na igreja e pedi ao padre para benzer, eu espero que ela lhe faça companhia.
Obrigado eu disse á ele, se fosse outra coisa eu não aceitaria más sou muito devota dela e por isso eu vou guardá-la com carinho colocarei flores todos os dias e rezarei pelo Sr. Ele foi embora, eu construí um pequeno altar para imagem e daquele dia em diante mudou a minha vida, tem feito companhia á mim todos os dias.
Então voltei á frequentar a igreja, a rezar e a cantarolar, e aqui estou limpando a igreja junto com a mãe de Deus.
Alguns dias depois a Senhora foi á uma paróquia vizinha comprou uma imagem de nossa senhora pediu ao padre da paróquia que a benzesse e entregou ao padre de sua comunidade, e lhe disse tome reze com ela no silêncio de seu quarto e nunca mais ira se sentir sozinho.
Escrito por : Wilson Lopes
Mt 10,40-42
40 "Quem vos recebe, a mim recebe. E quem me recebe, recebe aquele que me enviou.
41 Aquele que recebe um profeta, na qualidade de profeta, receberá uma recompensa de profeta. Aquele que recebe um justo, na qualidade de justo, receberá uma recompensa de justo.
42 Todo aquele que der ainda que seja somente um copo de água fresca a um destes pequeninos, porque é meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá sua recompensa".