A atriz Angelina Jolie nesta quinta-feira (11) em Londres (Foto: Reuters)

 

 


Os Seios de Angelina

 

Angelina Jolie acaba de passar por uma dupla mastectomia a fim de prevenir o aparecimento do câncer. Ela viveu a experiência, segundo relatos a repórteres, de ver sua mãe enfrentar a doença durante dez anos, e ser vencida. Como os médicos constataram que ela tinha 84% de probabilidade de desenvolver a doença, preferiu fazer a retirada preventiva dos seios. 

 

 Angelina foi corajosa ou agiu apenas movida pelo medo? Não sei. Não estou na pele dela.  Mesmo assim, acho que eu jamais teria coragem de fazer o que ela fez. Manteria meus seios sob vigilância cuidadosa, mas não os retiraria caso não houvesse evidências da doença já em curso. Acho que apostaria nos 16% de chance de não desenvolvê-la.

 

Na mesma página onde li a notícia sobre Angelina, descobri que Rita Lee, Sharon Osbourn e a atriz Christina Applegate passaram pelo mesmo procedimento. Sharon Osbourn, que em 2010 passou pela cirurgia aos 60 anos, declarou que não desejava passar o resto da vida com uma sombra a seguindo. Mas não passamos todos a vida inteira com uma sombra nos seguindo?

 

Acho que existe uma nova indústria em andamento: uma indústria que incute medo nas pessoas, convencendo-as a passar por uma mutilação voluntária a fim de prevenir uma doença que nem sabem se desenvolverão. Daqui a pouco, se as coisas continuarem assim, haverá pessoas removendo parte de seus intestinos, fígados, pulmões, estômagos, etc..., com medo de desenvolver a doença.

 

Acredito que as pessoas devem tomar todo o cuidado possível, principalmente, as que possuem os genes da doença, e consequentemente, maior probabilidade de desenvolvê-la; mas eu não faria uma cirurgia destas sem ter câncer! 

 

A morte é a grande sombra que nos segue vida afora desde o momento que nascemos, e não existe nenhuma cirurgia preventiva contra ela.

barrinhas3s3htXXc.gif



 

 


Ana Bailune
Enviado por Ana Bailune em 15/05/2013
Reeditado em 19/05/2013
Código do texto: T4291476
Classificação de conteúdo: seguro