Entre perdas e ganhos: negar-se

O rapaz certo dia sentiu vontade de sair de frente da televisão, do seu conforto, e impulsionado por uma necessidade, na realidade uma sede/fome para além do estômago ( fisio/biologicamente falando) fora levado e/ou quem sabe encontrado, pela Verdade.

Verdade esta que se apresentou de maneira simples, quando veio à terra na figura de um Homem foi/é a simplicidade corporificada, não trazia nenhuma fórmula quimérica/mágica, apenas uma indicativa por onde começar; o primeiro passo para a liberdade.

Ele lhe disse; ‘ me conhecereis e te libertarei, te darei a Paz que no mundo não se encontra e que não está a venda em nenhum lugar, para tanto, tens apenas de abrir a maçaneta da porta que se encontra pelo lado de dentro e não pelo lado de fora.’

Numa atitude logo começou, algo diferente lhe aconteceu, e a vida que levara um dia, passou a ser significativa, com sentido, pois agora palmilhava no caminho da Verdade (que representa a liberdade), na beleza da utilidade.

Acabara de perceber que a Verdade reside na atitude reta (sem preconceitos) em relação aos outros, na realidade o outro é a Verdade que tenho de encontrar, o Reino de DEUS na terra, cada qual que está ao nosso lado, não importando o lugar.

Foi por ter vivido assim, pelo outro que a Verdade foi ultrajada, rejeitada, negada, traída, dilacerada, morta e sepultada.

Mas o que muitos não imaginavam é que a Verdade não morre, imortal; ressuscitou e está a destra de DEUS Pai, e atualmente, numa pequena parcela, encontra-se manifestada nos/nas corações/almas daqueles que necessitam de um amparo, um alento, um ouvir receptivo ou falar consolador, o mínimo que for, significativo para o outro, dando-lhe a devida importância, que representa a possibilidade de nos aprimorarmos e sermos melhores uns para com os outros através do amor, passando a sentir-se um com o Todo e um com todas as coisas.

É neste sentido que as palavras da Verdade fizeram sentido ao me dizer: “ Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará.” (Lucas 9:23/24)

Perder a sua vida é estar disposto desinteressadamente pelo outro, servi-lo; salvar a sua vida é ser amante de si e não estar nem aí para o outro.

Logo, viver a Verdade é amar sem ser amado, fazer o bem sem ansiar ser recompensado, servir e não ser servido, estar sempre pronto pela necessidade do outro que está ao nosso lado, ou ao longo do caminho.

“Pois que aproveitará ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?

Porque o Filho do Homem(Jesus Cristo – a Verdade) há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos,e , então, retribuirá a cada um conforme as suas obras.” (Mateus 16:26/27)

Pois na realidade quando me nego, aparentemente (existência) parece que me perco, mas essencialmente (coração/alma) ganho, paz na alma.

Após abrir a porta para a Verdade (Jesus Cristo, Senhor e Salvador de nossas almas), a vida do rapaz nunca mais fora a mesma, tirado do centro, onde achava/pensava que o mundo girava em torno do seu umbigo(egocêntrico) , percebeu que a Verdade está no despojamento de si(abrir mão) pelo outro.