A vida é muito grande para ser tão pequena

A vida é muito grande para ser tão pequena, para preocuparmos com coisas tão pequenas. nosso apego não tem limites. E o apego é traiçoeiro, não se refere somente a coisas desnecessárias, arrisco dizer que os apegos mais perigosos talvez se refiram à pessoas e situações que não deveriam mais estar em nossas vidas. Nós seres humanos temos uma indiscutível tendência a dar mais ênfase nos aspectos negativos, em detrimento do que de bom nos acontece. É difícil não deixar-se arrastar pelo cansaço ou pelo desânimo, mesmo quando sabemos que geralmente tratam-se de situações passageiras. Pequenas decepções diárias vão ganhando proporções que não merecem tanto espaço. Se eu pudesse enumerar tudo o que tenho a agradecer, com certeza a lista seria grande e tenho consciência de que me sobram muito mais motivos para agradecer, do que reclamar ou pedir. Mas a tarefa difícil é colocar em prática e visualizar isso nas questões imediatas do cotidiano.

Acabamos por nos deixar contaminar com comentários desajustados, opiniões carregadas de sentimentos negativos.

Isso só confirma o quanto ainda temos a evoluir espiritualmente, burilar o orgulho e o egoísmo. Só assim, evitaremos a melancolia, a tristeza, e situações tão pequenas não nos atingirão com tanta facilidade. Seria necessário uma "blindagem emocional" para não deixar-se levar por situações assim, em todos os lugares e setores de nossa vida, no âmbito profissional, familiar e pessoal. Teorias são fáceis de serem lidas e até compreendidas, mas viver o que assimilamos é bem mais difícil. O primeiro passo é querer, incansavelmente. Evoluir espiritualmente é tarefa árdua, requer dedicação, disciplina, auto-observação e paciência: antes caminhar lentamente, muitas vezes caindo e tropeçando, do que estacionar ou querer retroceder. Desapegue-se das situações e pessoas que te façam mal. Se por algum motivo elas tiverem que fazer parte da sua vida, mude a forma como você as vê. Não mudamos ninguém além de nós mesmos, mas a grande vantagem é que temos a oportunidade de mudar e transformar o nosso mundo interior e isso, por si só, é o grande diferencial.

Ana Cristina Fernandes
Enviado por Ana Cristina Fernandes em 14/05/2013
Reeditado em 18/10/2021
Código do texto: T4290082
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.