FESTIVAL DE COBRAS

A cobra, aquele réptil vertebrado que rasteja, não desperta muita simpatia na gente. Seja venenosa ou não, não interessa. Avistamos uma delas e pernas para que te quero. Está certo que existem ocasiões em que é necessário matá-la, mas o cara tem que se armar de muita coragem e ainda corre o risco de enfrentar reclamações dos extremistas que defendem a preservação dos animais. Eu defendo, mas não chego ao ponto de deixar uma cobra viva dentro das fronteiras da minha casa. Embora não seja valente para dar um fim no bicho, tenho certeza que gritaria a plenos pulmões e alguém, com certeza, viria me socorrer.

Tem gente que mata a cobra e mostra o pau, o que não significa que, literalmente, matou um espécime. Simplesmente é um termo popular que significa afirmar alguma coisa e prová-la. Aliás a palavra cobra se presta, figurativamente, à muitas interpretações. Umas até elogiosas, como "o cobra", pessoa perita em alguma coisa, favorecida pela inteligência acima do normal. Nesse caso é um "cobrão"! O que não significa que é um cobrador, pois este cobra, mas não é uma cobra e nem, necessariamente, um cobra. Há também aquela expressão que eu acho mais se aproxima do anfíbio, pelo menos do venenoso. Ela é uma cobra! É aquela pessoa de má índole, falsa, duas caras, traiçoeira. Aquelas que te fulminam só com o olhar, que são tão traiçoeiras que tuas pernas afrouxam de repente e uma dor, sem causa, se instala na tua cabeça. Saravá, dessas eu quero distância!

Mas tem uma expressão que sempre me intrigou e eu, como sempre, apelei para o Google, que tudo sabe. Fofoqueiro ele, não? Mas prestativo e nos tira de cada uma! Pois bem, "a cobra vai fumar", para mim, que sou fumante, ela poderia ser uma companheira para dividir um cigarrinho. Mas que nada! Nada a ver com o cigarro. A cobra fuma quando o "bicho pega", quando a situação atinge um extremo e exige uma tomada drástica de atitude. Seria um basta, não dá mais! Bem, o Google me diz que "a cobra vai fumar" é um termo que começou a ser usado na Segunda Grande Guerra, quando ninguém acreditava que o Brasil participaria e diziam que era mais fácil uma cobra fumar cachimbo, do que o Brasil entrar na guerra. Mas o Brasil entrou mostrando que, quando o bicho pega ou a cobra fuma, todos se submetem ao improvável. O símbolo da FEB passou a ser uma cobra fumando, pois Getúlio havia dito: -"É mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar na Guerra." Verdade ou conversa de botequim? Não sei.

O que eu sei é que no Congresso Nacional vive-se no meio de cobras. E a essas que significado tu atribuirias?

Giustina
Enviado por Giustina em 13/05/2013
Código do texto: T4288969
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.