NÃO FAÇA AUTO MEDICAÇÃO E TOME CUIDADO COM OS MÉDICOS.

Auto medicação mata, mas médicos matam mais ainda. Deixando os grandes erros médicos sem comentar quero tocar em pequenas particularidades. Nesta semana li uma bula e me espantei, as letras tinham tipos de tamanho legível e isso é uma novidade. Geralmente são escritas para serem lidas com lupa ou talvez para não serem lidas. Lembro-me que comentei com um médico o que tinha lido na bula e ele se espantou e disse que eu era louco por ler bulas. “Isso não é para ler” disse ele. Mas perigo mesmo são as receitas, falta explicar os detalhes e é aí que mora o problema. Na minha adolescência e juventude (há muitas décadas) eu não conseguia tomar comprimidos, a água descia e o comprimido ficava. Para meu desespero fui consultar um médico que me receitou três comprimidos. Em frente ao nome colocou a quantidade diária. Fiz um planejamento e comecei a tomar água quase a ponto de me afogar e fui conseguindo engolir os tais comprimidos. Só que tinha um danado que era duro e grande, foi um sacrifício. Engoli o primeiro e me machucou a garganta, assim como o segundo e o terceiro. Resolvi que não tomaria mais e fui consultar a bula para saber para o quê era indicado e descobri que era uma pastilha e deveria ser chupado. Faltou o pequeno detalhe, informar que era uma pastilha. Daí nasceu meus cuidados com bulas. A desinformação é cruel, pode fazer uma tragédia até com um sonrisal. Nos anos 60, a televisão mostrava o uso de sonrisal, sua finalidade, a maneira de usar e a cara de satisfação de quem se beneficiava. Naquela época na cidade paulista de Santo Antonio de Posse, só havia rádio e a propaganda era a mesma com a diferença que não mostravam a diluição em água. Eis que uma jovem senhora foi buscar conforto digestivo com o famoso remédio e o colocou na boca e mandou água em seguida. A mulher em um segundo se transformou, parecia uma panela de pressão com defeito, vazava vapor por todo lado, dava a impressão que até pelos ouvidos e olhos saía gás. Foi um desespero e tudo aconteceu tão rápido que ficou difícil acudir. Em se tratando de saúde, há erros médicos, receitas incompletas, desinformação, mal atendimento, remédios falsificados, ganância e ma fé por isso o Ministério da Saúde recomenda “NÃO ADOEÇA”

danilos
Enviado por danilos em 12/05/2013
Código do texto: T4286833
Classificação de conteúdo: seguro