CRIMINAL MINDS!
CRIMINAL MINDS!
Existem outros tantos potenciais criminosos, os quais caminham resolutamente, tranquilamente pela sociedade sem sequer serem suspeitadas à presença!
Obviamente, criminosos propriamente ditos são aqueles acostumados “às agruras” de sua “profissão”.
Porém, não se iluda!
Outros que nunca na vida levantarão uma faca contra o semelhante ou manuseará uma arma de fogo (que não um maçarico senhores da...) contra o próximo, etc., é tão criminoso quanto!
Por que?
Porque são atitudes mentais que determinam o crime e não necessariamente o instrumento que se usa para essa finalidade!
De modos que, àquele sujeito, dirigindo um carro importado (ou nacional que seja), não obedece faróis, não respeita pedestres, ciclistas, senhoras e crianças, não deixa de ser criminoso ou muito pior!
Enfim, por falta de uma palavra qualificadora, daria o nome de SOCIOPATA, apesar de em todas as fontes consultadas (AURÉLIO, MICHAELLIS, GOOGLE), constar como sendo sinônimo de PSICOPATA, acredito haver uma substancial diferença no significado das palavras e no comportamento de ambos.
Particularmente, creio ser o primeiro (apesar de sinônimo como dizem), muito mais perigoso que o segundo (sociopata do psicopata). Senão, vejamos: o psicopata, apesar de conviver socialmente, vez outra não consegue dissimular seu comportamento destrutivo em relação a sua vida e seu semelhante, embora boa parte do tempo, seja aparentemente “normal”.
Enfim, a ESCALA DE HARE PCL-R, criada pelo psicólogo canadense ROBERT HARE, EM 1991, contem uma espécie de checklist (lista de checagem de “itens”), através da qual, segundo seu criador, ENGLOBAM as principais características de um PSICOPATA como exemplo, tendência a mentir e falta de culpa ou remorso. O teste se chama PSICOPATÔMETRO.
No geral, é possível de uma certa forma detectar o psicopata, quanto ao SOCIOPATA NÃO. Eis a grande diferença.
O sociopata está no meio social, convive normalmente com todos, aparenta ser pessoa muitíssimo bem comportada, salvo um olhar de especialista, passa sem sombra de dúvidas como o “bonzinho”, durante todo o tempo o tempo todo, por isso, essas palavras (SOCIOPATA/PSICOPATA), JAMAIS poderiam ser sinônimos.
Voltando àquele indivíduo pilotando aquele carro importado, empresário renomado, adorado em seu meio e em sua família, atropela uma criança, vai embora sem prestar socorro. No dia seguinte, sequer pensa no fato, segue NORMALMENTE sua vida como se nada tivesse acontecido.
Aquele outro, atinge com sua “arma letal” (seu veículo) um ciclista, decepa-lhe o braço, o qual, amputado cai no interior do seu veículo, resolve se “desfazer” da “prova do crime” (no caso, o braço do rapaz), com tanta naturalidade, o quanto atirar irregularmente, pela janela do carro um objeto!
Observando e mais, avaliando detidamente, alguns crimes ocorridos no Brasil e no mundo, “salta aos olhos” as diferenças gritantes que existe entre os praticados pelos chamados PSICOPATAS e pelos SOCIOPATAS. Puxe-se pelo histórico de cada um e lá estará claro às diferenças, logicamente, em algum período da vida, por ser um GRAVE distúrbio, em algum período da vida, uma doença migrou para outra e vice-versa.
Por exemplo, àquele com as tendências PSICOPATAS, aquetou-se (“sua doença estabeleceu à meta”) e ficou “comportado” tornando-se mais um SOCIOPATA até a manifestação. Mas, já o inverso é justamente o que ocorre quando o que era SOCIOPATA, torna-se então um PSICOPATA, quando perpetua ação.
Resumidamente: o perigo não está necessariamente no objeto em si, seja PISTOLA, METRALHADORA, FACA OU BISTURI, e sim nas mentes criminosas que transformam objetos úteis em instrumento de crime!
Psico: Alma psicologia
PSICOPATÔMETRO Especialistas usam teste específico para identificar psicopatas
Você está desconfiado de que aquele colega de escola maldoso ou seu irmãozinho destruidor de brinquedos possa ser um psicopata? Pois existe um teste para descobrir isso: é a chamada Escala Hare PCL-R. Criada pelo psicólogo canadense Robert Hare, em 1991, trata-se de um checklist de 20 itens, que englobam as principais características de um psicopata, como tendência a mentir e falta de culpa ou remorso. A avaliação, que só pode ser feita por psicólogos ou psiquiatras, também considera o histórico familiar e pessoal. De acordo com os especialistas, o teste é uma grande arma contra a criminalidade, pois pode revelar, por exemplo, se um bandido tende a continuar praticando crimes ou se foi só um vacilo isolado.