O Drama de Um Passageiro de Ônibus
"5:00 da manhã. Levanto com a tremenda dor de cabeça e um corpo cansado de uma noite mal dormida. Tomo o Café da Manhã e saio às pressas para trabalho.
Chegando ao ponto de ônibus, um ônibus acaba de sair e dou a mão e o motorista finge que não ver e vai embora. E fico sozinha no ponto de ônibus naquela avenida quase deserta e que só passam homens mal encarados e bêbedos de olho em mim, e eu pedia a Deus que nada acontecesse de ruim naquele momento. 45 minutos se passam, e nada de ônibus, pois já começo a ficar impaciente, temendo a chegar atrasada no trampo. Faltando 5 minutos para 7 horas, o ônibus chega mais lotado do que imaginava, e fui mesmo espremida na porta.
Lá no ônibus tinha que suportar motoristas mal educados, passagens mais caras, gente sem um pingo de educação, jovens que não dá cadeira para um idoso sentar, DJ de ônibus, ex - usuários de drogas vendendo suas bugigangas, e evangélicos fanáticos palestrando a palavra de Deus, forçando o restante dos passageiros a aceitar Jesus!
No Terminal de integração, mais 20 minutos esperando tal ônibus. Quando chegou, mal as pessoas estavam descendo que os “educados” passageiros não esperavam, entravam com tudo e fui à última subir. Estava tão apertado quem nem dava para respirar, pensar e nem mesmo para ficar mal humorada! E o motorista ia com tanta velocidade que parecia que estava levando a família dele aqui, e só ouvia os passageiros reclamar.
O estresse abominava todos os ônibus que tomava. E em fim, cheguei o lugar de destino. Levei a maior bronca do meu patrão que vive com um ar carrancudo e consegui trabalhar, mesmo com a pilha de estresse.
No final do expediente, às 6 horas da noite, e em 5 minutos chegou o ônibus, mas que milagre tinha lugares para sentar! Já fiquei mais feliz por um bom tempo, mas quando chegou ao ponto perto de uma praça, sobe uma turma de adolescente de vários colégios, e mais pessoas super educadas para não dizer o contrário, e com a barulheira de funk que volta a roubar o meu sossego! E pra começar chega os adolescentes perto de mim, falando pornografia e fazendo escândalos e gritarias no pé do meu ouvido. Olha aí a dor de cabeça de novo! Naquela mesma hora queria sair dali porque o nível do meu stress estava a ponto de erupção.
De novo, desci no Terminal e esperei quase 1 hora para tomar outro ônibus. Estava quase chorando e perdendo a esperança de voltar para casa. Foi então que o ônibus chegou, as pessoas desciam e fui logo subindo quando o Cobrador disse que esse ônibus vai para a garagem, pronto, fervi de raiva e quase que faço uma besteira naquele momento! 10 minutos apareceu outro, e não queria saber, fui logo subindo sem esperar os passageiros descerem, estava de um jeito que perdi a minha educação. E até que em fim cheguei a minha limpa e confortável casa!"
Esse depoimento fictício mostra o dia a dia de quem depende do sistema de transporte público que está de caráter precário, com poucas frotas e muito aumento de passagem, e sem contar com o péssimo atendimento e a falta de qualidade dos ônibus. O interessante é que o governo fica fazendo campanhas de iniciativa contra o engarrafamento, orientando toda a população andar mais de ônibus e usar o mínimo possível de carros. Mas se eles querem acabar com a poluição e o engarrafamento, deixando de lado a qualidade do serviço de transporte público. Por que não coloca mais frotas de ônibus e estipule a passagem acessível a todos os bolsos? Será que eles mesmos topariam a própria campanha, tomando ônibus como nós? Só gente tola é que cai na lábia deles!
Pagamo-nos impostos, queremos qualidade de vida, não é!