A surpreendente raça humana

A surpreendente raça humana

Hoje recebi notícia de um ex-aluno que estudou EJA noturno faltando muito para poder trabalhar vendendo arreios de montaria na cidade ou em outros estados, cuja mãe veio pedir-me para justificar suas faltas em razão da necessidade de trabalhar, enfim, com todos os obstáculos que impedem uma notícia surpreendente, de cabeça raspadinha: passou no vestibular de Enfermagem e vai cursar.

Não é surpreendente?! Um aluno que mal passou nas carteiras escolares, que poucas vezes participou ativamente de uma aula minha ou de outro colega, que cursou no noturno, com idade avançada para a série e em classe de programa de correcão de fluxo, com colegas que dormiam cansados do dia estafante e comemoravam uma aula livre para ir dormir mais cedo. Uma coletânea de estudantes tão mista naquela sala, com tantas dificuldades ao longo dos estudos, com algumas deficiências em línguas e cálculos… Parecia que pouco se aproveitaria dali.

Este menino não é o único oriundo de classes e programas com essas características a ser aprovado em vestibulares ou concursos, nem será o último. O fato é que o humano tem um poder de superação que surpreende. O humano tem a fantástica sina de desdenhar do destino, das fatalidades… da vida.

O que se desenhou em mais uma pessoa que apenas terminaria o Ensino Médio para "cumprir tabela", voltar para casa com um canudo embaixo do braço para pendurar numa estante e ali receber poeira do tempo, não aspirar a muita coisa grandiosa nesta vida, acabou se transformando em esboço de uma rara pintura: a do poder da resiliência. Transformar o que parecia fracasso em sucesso, o que parecia ser um fim em um novo e grandioso começo.

Não é aconselhável a nós, pobres humanos metidos a intelectuais por ter uma vida acadêmica mediana, com algums cursos no currículo e talvez uma soberba embebida em falsa modéstia, querermos adivinhar, fazer cálculos pedagógicos, para tentar prever o futuro das pessoas. Não adianta ser científico. Muito menos adianta ser psicológico ou prático. Não compreendemos até onde vai a capacidade humana da incrível superação. Nem sequer saberemos a profundidade da perspectiva de uma vida humana. Não nos é permitido saber se alguém é ou será, irá ou virå, construirá ou destruirá. Cada ser humano tem a infinita capacidade de surpreender. Multidões decidiram que iriam surpreender negativamente. Entretanto e felizmente, algums seres humanos reservaram para o resto da humanidade a incrível feliz surpresa da volta por cima, da vitória na queda de braço com as adversidades.

A esses poucos seres humanos que decidiram pelo viés da positividade, do superar o difícil caminho das pedras, para esses, inclusive meu aluno, EU TIRO O MEU CHAPÉU COM PRAZER!

LUÍS EDUARDO DE ALMEIDA. Cachoeirinha, 05-12-2012, 14h, na Corsina Braga.