Exclamemoz

Exclamemoz!

O ponto de exclamação é algo tão fútil para a sociedade, tão renegado ao planos dos sem-importância, dando-se tão pouco ou nenhum valor ao "bichinho" que chega a ser injusto o tratamento dado a algo essencial, fundamental para expressar nossos sentimentos (positivos e negativos). Também, o mundo dos humanos anda tão frígido, sem emoções, afeiçoado ao robótico, ao "maquinoumano". A era da tecnologia parece até ter conseguido algo além da inserção da sociedade num mundo recheado de desenvolvimento tecnológico: parece ter transformado homens em máquinas.

Mas por que falar de tecnologia se nosso assunto é pontuação? O prezado leitor perdoa-me as imerções em analogias meio filosóficas, entretanto os dois temas são interligados. Veja. Com o advento do computador pessoal, tornou-se comum demais escrever certas letras para exprimir emoção, como a risada - rsrsrsrsrs - e a gargalhada - kkkkkkkk. Observe que pouco se usa o ponto de exclamação nessas situações, que são basicamente a expressão de emoções e, portanto, exigem o sinal exclamativo. Não é? Que tempo seria perdido escrevendo um "ririririr!' ou "cacacacaca!" ? Pura perseguição ao pobre coitado do ponto. Bichinho! Com ponto de exclamação.

Mais. Os relacionamentos hoje são só virtuais e não reais, e os reais não se sustentam. POR QUÊ? Porque (porque assim junto mesmo) muitos casais nem usam mais o ponto falado para exprimir com mais emoção seus desejos e sentimentos. Se não, vejamos. Quem vê por aí algum bilhete ou cartão acompanhado de rosas com frases bem pontuadas? Na verdade, vemos uma saraivada de cartinhas de amor sem o ponto de exclamção e, assim, sem emoção. Quão lindo não seria ler uma SMS de marido para mulher:

"Vou ficar até mais tarde na empresa. O patrão quer um relatório. Mas, não esqueça: EU TE AMO! "

Talvez desconfiada de tal relatório a mulher pensaria em ligar para certificar-se, mas, derretida pela exclamação, se esbanjaria no sofá a contemplar tão linda mensagem. E no dia seguinte o texto serviria de fundamento para sentir-se e mostrar-se melhor para as amigas:

"Meu marido ontem escreveu que me ama, com exclamação e tudo." E as outras:

"Não! (com exclamação, é claro) O meu nunca usou exclamação comigo."

"O meu muito menos."

"Que lindo. Manda teu marido conversar com o meu."

Do contrário também é possível acontecer. "Você, desde os tempos do colégio, não coloca mais três exclamações nas SMS que me manda. Você mudou muito. O que é? Tem outra?"

Ou pior: "Nosso relacionamento não é mais o mesmo. Nossas mensagens de amor não carregam mais aquelas exclamações de antigamente. Sem exclamação não dá. Melhor eu e as crianças irmos morar com a mamãe por um tempo, até você repensar o uso da exclamação."

E aquelas amigas que se falam pelo bate-papo "wébico" sem "internetês", após tanto tempo sem se verem e abusam das emoções, sem dispensa das exclamações: "Como estás jovem!" "Você também!"

Quem sabem elas poderiam por mais emoção na conversa: "Que linda essa cor de cabelo!!!"

"O seu esmalte é que é lindo de morrer!!! Tô bege!!!" E haja emoção, e haja exclamção.

Mas do contrário também pode ser: "Lindona!!! Há quanto tempo!!!" "Você é que está ótima.!" E a primeira sai pensando na apatia com que foi recebida (sem exclamações)… E a amizade sem esvai… E a humanidade se esquece… E o mundo fica mais triste...

É. O mundo anda tão diferente!!!

Luís Eduardo - Cachoeirinha, 09-12-2012