INTROVERSÃO X EXTROVERSÃO

Vivemos num mundo globalizado e altamente competitivo. Mundo este, que exige habilidades especiais para conseguir se sobressair, para ser bem sucedido nele.

No mundo profissional, a coisa fica ainda mais séria. São exigidas cada vez mais habilidades pessoais ao invés de técnicas. O trabalho em equipe é o fator predominante, que para se identificar se a pessoa se encaixa nesse perfil, são feitos inúmeras dinâmicas e testes que identificam traços psicológicos e comportamentais. Portanto, surge então uma pergunta: uma pessoa introvertida, como se sairá em um processo desses? A resposta é bem óbvia: mal. Não se encaixará nesse perfil. No entanto, você pode me perguntar: por que esse resultado ruim? É que uma pessoa para se sair bem em um processo seletivo como esse, deve ser uma pessoa extrovertida, se não, os traços psicológicos e comportamentais identificados através das dinâmicas e testes não se encaixarão no padrão exigido pela empresa que quer lhe contratar.

No entanto, não se deve confundir introversão com timidez, apesar da aparente semelhança. Uma pessoa introvertida, ela pode ser não muito sociável, retraída, às vezes prefere a solidão a as aglomerações, prefere ficar em casa lendo um bom livro do que ir as festas e geralmente prefere o anonimato a auto promoção. Enquanto que as pessoas tímidas, elas sentem medo. Medo de encarar a realidade das coisas, medo de competir, medo do fracasso, medo de tentar, de arriscar. A palavra “timidez” no original, seu significado é exatamente “medo”. Já “introversão” está relacionada com o comportamento, personalidade.

O padrão de comportamento exigido pela sociedade moderna em que vivemos, é o de pessoas extrovertidas, que gostam dos holofotes e de se autopromoverem. Mas, você sabia que as grandes personalidades do passado e do presente que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento da humanidade com descobertas e revoluções, eram e são pessoas introvertidas? Eu poderia citar uma grande lista, mas irei resumir para ser breve e por julgar suficiente. Veja alguns nomes: Isaac Newton, Albert Einstein, Frédéric Chopin, Barack Obama, Bill Gates, Rosa Parks e outros. Em especial, destacarei a Rosa Parks, você conhece a história dessa grande mulher que era muito introvertida? Ela simplesmente mudou a história de seu país – os Estados Unidos da América.

Mas, afinal qual o comportamento ideal? Introvertido ou extrovertido? O ideal é ser quem você é, seja introvertido ou extrovertido, não importa.

Josildo S Neves