Mudanças de Comportamento

No meu tempo, tudo era diferente quando o assunto era relacionamentos e sentimentos. Demorava-se quase seis meses para andar nas ruas de mãos dadas, mais três meses para o namorado colocar os braços no ombro da namorada e cerca de um ano, senão mais, para acontecer o tão esperado beijo. Hoje tudo acontece de uma maneira tão rápida que o sentimento é esquecido e, muitas vezes, o momento nem é lembrado no dia seguinte.

Semana passada, vi minha filha de apenas 13 anos se arrumando para uma festinha a que iria com as amigas. Fiquei feliz por saber que sairia ara se divertir e um tanto preocupada em pensar que o mundo está cada vez mais violento. Ela foi, voltou e tudo correu muito bem. No dia seguinte, perguntei como havia sido a festa. Sabem o que ela me respondeu? Que havia “ficado” com um coleguinha. Fiquei chocada! Sei que tudo mudou, mas, do mesmo jeito, resolvi continuar a conversa como se nada tivesse acontecido. Queria saber mais. Porém não precisei perguntar mais nada. Ela me contou tudo e disse que isso é muito normal hoje em dia.

Segundo ela, os meninos “chegam” nas meninas – esse termo também foi usado por minha filha – e vão direto ao assunto: ou elas beijam, ou elas não beijam, e então os meninos resolvem “chegar” em outras gurias. Depois dessa explicação, juro que fiquei muito mais chocada que antes. Falei a minha opinião para ela, mas sei que esta época é diferente da qual eu vivi.

A vida e os costumes mudaram muito nas cidades grandes Não só nelas, mas também nas interioranas. Na realidade o que realmente mudou foi o comportamento das pessoas, e é isso que me deixa triste. Fico desapontada em saber que os sentimentos bão são tão desejados quanto eram antigamente. Triste em ver que o verbo amar está cada vez mais sendo usado de uma maneira vulgar. Chateada por ouvir que fazer amor agora se tornou fazer sexo. Por que tudo mudou? Por que tudo mudou para pior e nãopara melhor? E a última pergunta... Por que tudo mudou para pior e ninguém faz nada para melhorar? As pessoas tornaram-se insensíveis. Os sentimentos estão sendo esquecidos. Será que só eu penso assim? Espero que não! E espero que alguém pare para ler essa crônica. Que esta pessoa não apenas leia, mas pare e reflita se é realmente isso que nós queremos para o futuro. Tomara que pelo menos uma pessoa faça isso...