Responsabilidade eleitoral.
Há pouco tempo liguei a TV e assisti ao bispo Valdemiro Santiago , da Igreja Mundial, apelando pela doação de 30.000 doações de R$ 300,00 cada até ao final de setembro para que pudesse custear os processos que vem enfrentando na justiça brasileira.
Não acredito que haja alguém que não conheça Silas Malafaia. É um líder espiritual evangélico. Hoje observei uma fala dele para seus fiéis, sentado a uma mesa se dirigindo com muita convicção para uma câmera a sua frente. Sua igreja é dizimista, ou seja, compactua com os donativos financeiros de seus seguidores e faz enorme marketing em cima disto. Neste vídeo, Silas Malafaia propõe que seus fiéis doem à sua igreja o valor de um aluguel que normalmente pagam pela sua moradia. Por exemplo, se o pecador paga R$ 600,00 de aluguel por mês, deve dar à igreja este mesmo valor. Poderá até dividir a soma entre os meses de abril a dezembro. A salvação em 8 vezes e sem juros. Nada mal, heim?
Malafaia conta também com fiéis que não pagam aluguel , ou seja, os que pagam parcela da casa própria ao banco. E apresenta solução: o pecador, segundo Silas, deverá observar o valor que paga ao banco e doar a mesma quantia à sua igreja (também pode dividir em 8 vezes, sem juros).
Terceira situação inesperada que Silas põe água fria na fervura: convenhamos que o pecador vive de favor com alguém, está desempregado e vive de economia informal! E agora? Silas resolve. O penitente deverá calcular o valor de seus biscates que tem feito e dar 30% deste valor a este Deus que, em minha opinião, não mora no céu mas sim em Wall Street. Vá gostar de dinheiro assim no paraíso. Deus perdoa, mas Silas, pelos vistos, não. Há uma multidão organizada e decidida , e por direito livre, a dar continuidade ao pedido do pastor. Confesso ainda não entender o destino deste dinheiro todo, mas isto não é da minha conta e sim do Silas e de quem deu o dinheiro por sua livre vontade. Ambos fiquem a vontade e deêm o sumiço que quiserem nele. Podem até queimar (mas não acredito muito nesta hipótese).
Mas há aqui um tipo de dinheiro obrigatório a "dizimar" e que emana de um grupo denominado CONTRIBUINTES . Há situações que este dinheiro "desaparece" , que a justiça sentencia a devolução e ficamos a espera do que vai acontecer. Para não dizerem que estou aqui pra apenas criticar, vai uma proposta de SOLUÇÃO, que , obviamente, deverá ser muito mais discutida e formalizada do que isto.
Vamos lá. Feche os olhos porque vai doer.
Democracia é do povo, pelo povo e para o povo. O eleito político emana dele, não é mesmo? Portanto, o POVO deve responder pela responsabilidade do voto, do que APRONTOU na urna, de uma forma direta. Como responsabilizá-lo?
Todo eleitor deverá ser maior de 21 anos e ser cadastrado na Receita Federal.
Na minha imaginária reforma o eleitor deverá pronunciar em aberto em que candidato votou declarando seu CPF ou CNPJ. A Receita Federal, sincronizada com o Tribunal Eleitoral, deverá mencionar o valor de todos os desvios feitos por aquele político e sua equipe e... DIVIDIR a conta do rombo na declaração de imposto de renda de cada eleitor, ao fim de cada mandato , baseando-se nas sentenças judiciais .
Não há lugar que doa mais que o bolso. Verão como o eleitorado irá policiar executivo e legislativo e, finalmente, escolher alguém melhor para conduzi-los.
Assim como o bispo Valdemiro, venho hoje propôr que possamos realizar até 31 de dezembro deste ano 9421 doações de R$ 555,05 cada , a favor da Prefeitura de Guanhães.
Liguem para lá pedido o número da conta e informem que querem contribuir com o encerramento deste documento: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=352321588192324&set=o.225038424269692&type=3&theater
Em 31 de dezembro voltarei aqui para conferir quem depositou. Conto com a colaboração de 9421 depósitos.
Na grande revolução francesa que proclamou "égalité , liberté e fraternité" esqueceram-se da RESPONSABILITÉ.