PÁSCOA: VIVENDO NA ESPERANÇA!

PÁSCOA: VIVER NA ESPERANÇA

Antoni BigCuore

SP.13.04.2006, 5ª.feira, às 6,55hrs.

===========================================================

Pelo calendário litúrgico católico, a Semana Santa representa a coisa mais importante. Ela configura a paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Remontando à Sagrada Escritura, vamos verificar a pré-figuração da páscoa de Jesus, no Antigo Testamento, Livro do Êxodo, capítulo 12 , versículos 1-8. 11-14). Para os judeus, a páscoa era a comemoração da libertação do povo da escravidão do Egito.

O Senhor Javé ordena a Moisés que pegue “no décimo dia deste mês, cada um tome um cordeiro por família, um cordeiro para cada casa. Deveis calcular o numero de comensais, conforme o tamanho do cordeiro. O cordeiro será sem defeito, macho, de um ano. Podereis escolher tanto um cordeiro como um cabrito, e devereis guardá-lo presos até o dia catorze deste mês. Ele será imolado ao cair da tarde. Comereis a carne na mesma noite, assada ao fogo, com Pães ázimos e ervas amargas. Este dia será para vós uma festa memorável em honra do Senhor, que haveis de celebrar por todas as gerações, como instituição perpétua.”

Para nós cristãos, Jesus representa o autêntico cordeiro imolado. Ele foi imolado na cruz em remissão de nossos pecados, para a salvação da humanidade. Uma verdadeira oblação ao Pai. Ele Lhe foi fiel, até à morte, e morte de cruz, como diz São Paulo.

Toda a nossa fé cristã católica, é fundamentada na ressurreição de Jesus. Como diz São Paulo, apóstolo, “se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa fé.” Realmente não teria sentido, pois Ele representaria um fracassado, pois a morte o teria vencido. Mas, pelo contrário, Jesus é um VENCEDOR: venceu o pecado e a morte!!!

Páscoa representa a passagem do “homem velho”, para o “homem novo”, como diz São Paulo. Aquele homem dominado e obcecado pelo pecado, se torna um vencedor, um homem novo, renovado pelo sangue do cordeiro.

Páscoa também é momento de reconciliação com os irmãos. É momento de PERDOAR a quem nos magoou. É momento de reconciliação, como diz Nossa Senhora da Salette, em 19 de setembro de 1846, em sua aparição nos Alpes franceses.

Páscoa é viver numa eterna esperança!. Enquanto caminhamos neste mundo, nosso coração e mente devem viver na expectativa de um porvir de paz, de alegria, aguardando o chamado do Pai. Em função disto, vivamos o dia a dia na fraternidade com os irmãos, sem nos preocuparmos com “coisinhas menores”. Deixe o Cristo verdadeiro, que vive em nosso interior, aflorar à nossa consciência, traduzindo em atos concretos de amor, amizade e solidariedade, para com os irmãos.

FELIZ PÁSCOA A TODOS IRMÃOS E IRMÃS EM CRISTO!!! SHALOM...

===========================================================

(Obrigado pela Visita! Volte Sempre!)

===========================================================

Antoni BigCuore. Autor, é cantor e escritor em SP. Seu livro mais recente, A Saúde da Alma e do Corpo.

===========================================================

ANTONI BIGCUORE
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 27/03/2007
Código do texto: T427926
Classificação de conteúdo: seguro