NOVELA IMBECILIZA

Há alguns anos escrevi no para choque de minha caminhonete a frase “novela imbeciliza” e deu muitos problemas. Fui aplaudido e vaiado, fui parabenizado e contestado. Pela repercussão entendi que o problema era maior do que eu pensava. Minha queixa contra esse tipo de programa é que não tem conteúdo, não educa e poderia muito. Apresenta sempre os mesmos comportamentos, traição, ambição, amor proibido, falsidade e uma pessoa pisoteada e que ao final vence. Outro detalhe é que não existe novela diferente da outra, muda-se apenas o local, a data, a situação, mas tudo é montado no mesmo esqueleto. Some-se a tudo isso o fato que é um programa que vicia, causa dependência. Tem grande mérito seus produtores, fazem um programa de sucesso, assim como os fast-food que fazem lanches saborosos, ou quem produz um bom chopp. O problema não é do produtor e sim do consumidor. Um bom chopp deve ser apreciado, mas o excesso é prejudicial para a saúde e para o moral, o bom lanche deve ser consumido com prazer mas o exagero trás problemas sérios . Após um dia estafante de trabalho, sorte de quem tem tempo para uma cerveja e uma novelinha no final da noite, é muito relaxante. Azar de quem fica no bar enchendo a cara ou de quem muda de uma novela para outra. Conheço pessoas que assistem as da tarde, as do inicio da noite e até as ultimas. Essas pessoas passam o dia sem cuidar de seus afazeres e ficam pouco a pouco sem conteúdo, não aprendem, não se desenvolvem, não servem mais para dialogo pois não acompanham assunto. Quando vemos no noticiário policial, uma mãe chorando devido à surpresa de descobrir alguma desgraça sobre o filho adolescente, dá vontade de perguntar qual o cuidado que ela teve com o filho, mas quase sempre, enquanto os filhos se envolvem no vícios a mãe está satisfazendo o seu, vendo a novelinha. A extensão disso deveria ser preocupante, o governo deveria interferir. A obesidade é um problema nacional, por isso o Ministerio da Saúde faz campanhas, o alcoolismo é problema social serio, por isso o governo faz campanha e ajuda na recuperação. Dentro do lar é perigoso uma criança brincar sem a atenção e vigilância da mãe, é desconcertante quando fazemos uma festa e a grande maioria dos convidados se espremem na sala no horário da novela, é ruim quando o feijão queima, quando o jantar atrasa. No mínimo para assistir um capitulo a pessoa deveria estar com suas obrigações cumpridas. Para o Governo isso é ótimo, juntando obesidade e dependência de novela eis o famoso “pão e circo”. Enquanto o Brasil parar por novelas, em Brasília o mensalão vai procriar.

danilos
Enviado por danilos em 05/05/2013
Código do texto: T4274924
Classificação de conteúdo: seguro