APRENDA A VENCER O DESÂNIMO

 
ALEGRIA!  ALEGRIA! ALEGRIA! VENÇA O DESÂNIMO!
Todos nós em muitas ocasiões, já caímos no lamaçal do desânimo. Mas não fique tão perturbado com isso, pois você está bem acompanhado pelas maiores personalidades da história da humanidade, todos eles tiveram seus dias de desânimo. Uma famosa artista de cinema disse: “Vou chegando há um tempo em minha vida em que a única coisa de que tenho medo é da própria vida”. Esta mulher viveu fora dos trilhos, caindo nos becos sem saída do desânimo e do desalento. POR QUÊ?  Simplesmente porque não estava vivendo a vida de forma correta. Prisioneira do passado e dos sentidos fez péssimas escolhas, decidiu por um modo errado... E caiu no beco.
É razoável que nos sintamos desanimados de vez em quando, as situações da vida são inevitáveis e existimos entre seres humanos falhos e preconceituosos, pessoas e estruturas que trazem as marcas da queda e do pecado, entretanto a questão real para nós não deve ser o fato de nos sentirmos desanimados, mas sim, como podemos vencer o desânimo, desfrutando da vida de forma criativa.
Há um interessante conto sobre o diabo, que precisa ser refletido por todos nós.
 
 O dito cujo se encontrava diante de um tribunal que deveria aplicar-lhe um castigo muito severo e definitivo.
Um dos juízes disse ao diabo:
·        Você tem algo a dizer antes que pronunciemos a sua sentença?
E o diabo respondeu:
·        Sim! Como sei que os Senhores vão despojar-me de todos os meus poderes, suplico-lhe que me deixem apenas com um deles. Por favor, deixem-me com o poder necessário de desanimar as pessoas.
Se eu tiver o poder do desânimo, sei que poderei acabar com qualquer ser humano.
 
Embora isto não passe de uma simples historieta, reflete a importância do assunto que estamos tratando.
VENCER O DESÂNIMO, ENCHENDO NOSSA VIDA DE ALEGRIA E PAZ DEVE SER O NOSSO ALVO PRIORITÁRIO.
VAMOS, PORTANTO, AO QUE REALMENTE NOS INTERESSA, APRENDER A DERROTAR ESSE SENTIMENTO QUE EXISTE EM TODOS NÓS, E DO QUAL QUEREMOS NOS LIVRAR.
ESTA É UMA BOA NOTÍCIA! VOCÊ PODE VENCER O DESÂNIMO!
COMO?
 
I.              TENHA UM ALVO PARA VIVER.
 Creio que a pergunta mais importante que podemos fazer em nossa vida é: “POR QUE VIVEMOS?”.
Cremos que a resposta a esta pergunta se constitui numa das respostas mais importantes da vida humana. Ninguém será plenamente feliz enquanto não encontrá-la. Muitos sentem o fracasso no trabalho, no lar e na vida. Caminham cabisbaixos, querem saber o porque de estarem neste mundo.
Muitos têm gastado toda vida, para no final descobrirem “como não se deve viver”. Outros ainda não descobriram como, nem porque viver...
 
Disse alguém: somos como aquele ratinho dentro de um labirinto procurando o caminho para o queijo, o qual leva choques elétricos toda vez que está  fora do caminho certo.
 
Por não saberem o objetivo da vida, muitos estão cansados e desanimados.
Mas podemos dizer a você o seguinte:
 
 
 
 Você não é um rato, você não precisa continuar a levar choques pela vida. Há um propósito para sua vida. Quando Deus lhe criou, Ele capacitou você com um cérebro e com o poder de decisão. O homem pode pensar, analisar e decidir o seu futuro, coisa que os animais não podem.
Estamos na terra com a possibilidade de nos desenvolvermos, e devemos fazê-lo em todas as  áreas de nossa vida.
  A questão da vida não é apenas de ordem econômica, por mais que uma boa conta no banco traga entusiasmo, há outras maneiras de progredir. Podemos e devemos progredir mental e espiritualmente a fim de sermos úteis à nossa família, à nossa companhia, ao nosso próximo e à sociedade.
 
Decida progredir sempre, desenvolvendo-se cada dia, e sua vida ser  cada vez mais interessante, digna de ser vivida. E VOCÊ ESTARÁ DESTRUINDO O DESÂNIMO, VENHA DE ONDE VIER.
 
VOCÊ É O MELHOR DE DEUS! VENÇA O DESÂNIMO!
 
II.             LIVRE-SE DE MENSAGENS DE “BRUXA”.
Uma das maiores causas de desânimo na vida de qualquer pessoa é o fato de alguém sempre ter tentado nos limitar.
Muitas vezes desde pequeno ouvimos a expressão: “Não adianta, você não vai ser ninguém”. “Você não vai conseguir”.
Durante a sua vida, quantas vezes você tem ouvido esta frase: “Você não vai conseguir”. Todas as vezes que você deseja e decide fazer alguma coisa, seja pequena e fácil ou difícil e grande, alguém ou mesmo uma voz dentro de você, diz aquela terrível frase: “Não adianta, você não consegue”. O que deveria ser apenas uma leve observação acaba dominando você, levando-o ao fracasso de uma existência amargurada e desanimada.
Surge dai a preocupação, o medo, à ansiedade, e logo depois o desânimo e a pessoa se transforma num derrotado. Esse não é o caminho, há novas possibilidades. O passado não é definitivo, o futuro pode ser decidido, o presente é agora, você pode mudar.
Prepare, agora, a sua mente para desenvolver o melhor de si. Pergunte a si mesmo o seguinte: ESTOU FAZENDO O MELHOR QUE POSSO?
 
Lembre-se disto: o mais importante não é ser melhor do que os outros, mas, ser melhor do que você mesmo.
 
  Quando você dá o melhor de si mesmo, verá que as coisas começam a acontecer. E cada dia que passa você vai se tornando mais forte, mais hábil e confiante. Decida fazer; livre-se do medo; aja, e você será capaz de realizar projetos, nos quais antes havia vacilado. O melhor de tudo é que ao invés de desanimar, você se sentir  flutuando em ondas de valor e esperança, então seus pensamentos e ações rumarão para um lugar seguro de realização pessoal, onde você sempre desejou viver.
 
ALEGRIA! ALEGRIA! ALEGRIA! VOCÊ ESTÁ VENCENDO O DESÂNIMO.
Tenha coragem de se olhar todos os dias no espelho e ver-se como uma pessoa amada por Deus. Ele tem o melhor para você e deseja desenvolver o que há de melhor em sua personalidade.
 
Olhe-se no espelho todos os dias e diga: ESTOU VENCENDO O DESÂNIMO, PORQUE TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE.
 
Assim você estará eliminando todas aquelas mensagens negativas que lhe têm impedido de progredir.
 
III.            TENHA CORAGEM
O MEDO é o sentimento mais relacionado ao desânimo. Medo de ser rejeitado, medo do futuro e até o medo de ter medo.
Milhares de pessoas passam suas vidas inteiras correndo do sentimento de medo, infelizmente deixam que esse sentimento se apodere delas e obscureçam sua caminhada na existência diária.
Se formos procurar uma causa para o medo encontraremos dois problemas básicos: a incerteza e a insegurança. Portanto, a excelência de viver está em vencermos a nós mesmos. Vencendo a incerteza do futuro, praticando o domínio de situações através da busca de informações, ouvindo conselhos de quem conhece com mais precisão e profundidade aquilo que é o ponto central de nosso medo. O fato é que tomando conhecimento maior da situação ou dos fatos, você estará eliminando aquela angústia e ansiedade, no lugar disso você estará preparado para enfrentar e derrotar totalmente o medo.
Podemos ter certeza de que o medo pode ser eliminado?
Respondemos com um grande SIM. O medo não é inato, isto é, ninguém nasceu com o medo.  Pesquisando em 500 crianças, cientistas de comportamento, descobriram apenas dois medos inatos, medo de cair e medo de ruídos fortes. Assim, com exceção de dois, o medo de cair e o medo de grandes ruídos, todos os demais são adquiridos.
Quando se pesquisou o medo em 500 pessoas, descobriram cerca de 7.000 medos, tendo em vista que apenas dois desses medos são inatos, estas pessoas carregavam 6.998 medos criados pela incerteza e insegurança. Mesmo que contestemos sobre os dois medos, o fato confortável para nós é que os medos não fazem parte de nossa vida, eles são estranhos e devem ser vencidos.(Leia o meu livro Saído do Beco do Medo, editado pela Aslam Editorial).
Alegria! Alegria! Alegria! Vença o medo! E o desânimo perderá o seu principal aliado...
Quando o medo vier bater à porta de sua vida, cobrando o aluguel da preocupação e do desânimo, lembre-se que você não lhe pertence e ele também não lhe pertence. Jesus disse: “Não temais... eu venci e vós vencereis...”.
À medida que você caminha confiando nestas palavras, declarando dia a dia: “Tudo posso nAquele que me fortalece”, você caminhará pela vida com muita confiança, e o desânimo não terá espaço em seu viver. VENÇA O DESÂNIMO, PRATICANDO A CORAGEM!
UMA QUARTA DECISÃO QUE DEVEMOS TOMAR PARA VENCER O DESÂNIMO É...
 
IV.           TENHA UM Q.A. POSITIVO!
O que faz diferença na vida não é o seu QI, Quociente de inteligência, mas o seu Q.A. Quociente de ATITUDE.
A SUA ATITUDE DIANTE DOS PROBLEMAS DA VIDA É QUE DETERMINA A DIMENSÃO DO PODER DO DESÂNIMO SOBRE VOCÊ.
O que muitas vezes tem levado você à miséria do desânimo é o fato de não conseguir fazer tudo aquilo que desejaria realmente fazer.
À noite, quando luta para pegar no sono e não consegue, tenta, e tenta, e menos consegue... Está com sono e não consegue dormir... São problemas que poluem sua mente... Luta contra as preocupações... Estas vêm e invadem seus pensamentos... Dai vem o desalento, e cada vez mais você não sabe o que fazer, chegando ao esgotamento de suas forças psíquicas...
Lembre-se de que falhar faz parte da vida humana, embora todos desejam muita coisa na vida.
Cremos que tudo é questão de uma atitude mental diante dos fatos da vida. Não são os problemas a razão de nossos conflitos, e sim a atitude que temos diante deles. Duas pessoas podem ter o mesmo problema e reagirem de forma totalmente diferente. ESTA ATITUDE VAI DETERMINAR O RESULTADO.
Por exemplo: a tensão que você sente ao falar em público (este é o maior medo que a maioria das pessoas sentem), pode ser um fracasso, se você concentrar-se na sua voz, ou no seu português. A intenção de alcançar êxito produz todo o insucesso.
SUA PERGUNTA É ÓBVIA. O QUE FAZER?
RESPONDEMOS: TENHA UMA ATITUDE MENTAL POSITIVA. EIS O CAMINHO.
HÁ UM PROVÉRBIO INDU QUE DIZ: “SÊ PACIENTE COMO O MAR, QUE POR MILÊNIOS TENTA SUBIR PELA AREIA DA PRAIA”.
DOMINE SEU PENSAMENTO! VENÇA O DESÂNIMO! ACREDITE QUE PODE! SÊ PACIENTE! NÃO DESISTA! ACREDITE NO DEUS QUE ACREDITA EM VOCÊ!
SE você tiver esta atitude mental positiva, você estará preparado para trilhar o caminho do sucesso.
Financeiramente, tenha uma atitude correta em relação ao dinheiro. Nunca diga: o dinheiro está sempre fugindo de mim; não consigo me livrar das dívidas; nunca vou conseguir.
Risque essas frases negativas de sua mente, esmague palavras negativas, como piolhos no seu pensamento.
Esta atitude mental positiva, refletida em nossas palavras, é um dos fatores mais importantes na caminhada da vida, seja no lar ou na vida profissional.
Pode ser que não consigamos tudo o que desejamos, mas, isto também é positivo. Afinal quando obtemos tudo o que sonhamos, corremos o risco de perder o interesse pela vida, como num teatro onde a peça terminou, o roteiro terminou, mas, as cortinas continuam abertas... Livre-se dessa frustração prosseguindo sempre e sempre. Descanse na criatividade! Descanse na paciência!
“Sê paciente como o mar, que por milênios tenta subir pela areia da praia”.    Devemos estar seguros de que o essencial para nossa vida é a satisfação de viver, e à medida que estamos satisfeitos com aquilo que já temos, descansamos em nosso interior, esse descanso se torna criativo e nos incentivará  para progredirmos rumo a novos sonhos e alvos. Mas, se vivermos lamentando e queixando-nos de nossos insucessos e fracassos, cairemos no desânimo da autopiedade.
O passo seguinte na luta contra o desânimo é:
 
V.            LIVRE-SE DO COMPLEXO DE INFERIORIDADE...
Uma das piores emoções do ser humano é o sentimento de não valer. O sentimento de achar-se incapaz diante da necessidade de obter coisas. A frustração de não conseguir na vida o que outros conseguiram. Ou ainda, não conseguir com a mesma facilidade ou rapidez. Você alguma vez já se sentiu assim? Sentiu-se frustrado, achando que lhe falta inteligência ou capacidade. Saiba que este é um problema comum entre todos os seres humanos. Você não é diferente e nem está sozinho. Todos nós em momentos de nossa vida já nos sentimos inferiores, desde nossa infância. Psicólogos têm dito que há em todos nós uma sensação de não sermos OK, diante dos outros que julgamos OK. Quem não se sentiu inferior quando tirou uma nota baixa na escola, ou conseguiu menos do que um irmão nos estudos?
Quanto a mim, quero dizer que muito me ajudou conhecer uma história que passo a contar, eu a ouvi há vinte anos atrás, mas até hoje tem um grande significado para mim:
“Muitos médicos estudavam as diferenças entre os cérebros humanos. Um belo dia resolveram consultar um grande gênio e pediram-lhe a autorização para examinar o seu cérebro depois de sua morte. Aquele talentoso homem escreveu uma autorização na qual dava permissão àqueles pesquisadores para que isso fosse feito. Alguns anos mais tarde, esses estudos foram feitos, mas aconteceu o seguinte: quando a principal peça foi colocada sobre a mesa, havia ali um estudante que também trabalhava o cérebro de um camponês, e o deixou ao lado daquele. Não precisamos lhes falar da confusão do dia seguinte, quando os cientistas chegaram viram os dois cérebros juntos sobre a mesa, e perceberam que era impossível distinguir a diferença entre um e outro”.
De fato meu caro amigo, seu cérebro possui tudo aquilo que os cérebros dos gênios possuem. A determinação de ser e fazer é a diferença. Depende de querer vencer. VENÇA SEU COMPLEXO DE INFERIORIDADE. O MUNDO É COMPOSTO DE PENSADORES DA IMPOSSIBILIDADE E PENSADORES DA POSSIBILIDADE. VOCÊ DEVE DECIDIR SER UM PENSADOR DA POSSIBILIDADE.
QUANTO A MIM, EU QUERO OLHAR PARA O MAIOR PENSADOR DA POSSIBILIDADE QUE JÁ VIVEU, AQUELE QUE DISSE: “APRENDEI DE MIM, E ACHAREIS DESCANSO PARA VOSSAS ALMAS” (MATEUS 11:29). Estou falando daquele que, quando morreu, deixou um grande “sinal de mais”, no alto do calvário, a Cruz. UM “SINAL DE MAIS” PARA UM MUNDO DE MENOS. POR ISSO EU POSSO VENCER O DESÂNIMO! VENÇA O DESÂNIMO!
 
VI.           USE AS CRÍTICAS POSITIVAMENTE.
A crítica que recebemos pode tornar-se, para muitos de nós, uma das piores causas para o desânimo. Quem sabe agora mesmo, alguém lhe criticou, e você está com gosto de “cabo de guarda-chuva” na boca.
Lembre-se que estamos sujeitos às criticas, do nascimento até à morte, só quem nada tem a oferecer não é criticado. “Ninguém dá chute em cachorro morto”.
Se não formos capazes de usar a crítica positivamente, a vida se tornar  intragável, prolongando-se num sentimento de angústia através da existência.
Mas, se resistirmos a esses ressentimentos, utilizando a crítica de forma positiva, a vida será agradável e venceremos o desânimo. É de novo uma questão de atitude.
Um dia perguntaram a Abraão Lincoln:
·        “O que o senhor fará com todos os seus críticos?”.
E ele respondeu:
·        Vou viver de tal maneira que ninguém acredite neles.
 
USE A CRÍTICA!
Li sobre um menino que vendia jornais nas ruas de sua cidade. Certo dia ao aproximar-se de uma velha senhora, ofereceu-lhe jornal. Mas ela respondeu de forma crítica dizendo: “Eu nunca compraria jornal de um menino sujo como você”. Naquele dia o menino desistiu de vender qualquer jornal, foi para casa e chorou muito até dormir. Ao acordar, na manhã seguinte pensou: “É possível que aquela mulher tenha razão”. Depois disso tomou um belo banho, vestiu suas melhores roupas, transformando-se dos pés à cabeça. Decidiu ainda mudar a linguagem, enfim uma presença renovada. Quando saiu naquele dia teve uma surpresa, vendeu mais do que em qualquer outro dia. Conseguiu economizar o suficiente para abrir uma banca de jornal.
Aquela banca era muita limpa e aquele garoto prosperou cada vez mais, com o tempo pode abrir um negócio maior.  Foi assim que de sucesso em sucesso, aquele pequeno jornaleiro tornou-se um bem sucedido comerciante de sua cidade. Tudo começou com uma crítica. Ele soube usar a crítica, para o sucesso.
Não se rebele contra a crítica, procure a lição contida dentro dela. Se for verdade mude sua vida, se não for verdade, saiba que a inveja leva muitas pessoas a criticarem, então de fato estão elogiando.
 Aprendi muito cedo na vida que os invejosos só criticam pessoas que eles admiram.
Use a crítica de tal forma que ela lhe seja favorável tornando-o mais forte.  DEPENDE DE VOCÊ.
HÁ UM OUTRO LADO DA CRÍTICA QUE PRODUZ DESÂNIMO, É O SEU ESPÍRITO CRÍTICO, QUANDO VOCÊ EXIGE PERFEIÇÃO DOS OUTROS.
O que acontece dentro de um lar, um critica o outro por estar insatisfeito no suprimento de suas necessidades, assim o pai reclama do filho, e este por sua vez reclama do pai, irmãos criticam irmãos, e a esposa critica o marido. Como se fosse um triângulo dramático, onde três papéis são executados, um perseguidor, uma vítima e ------------------/um salvador. O marido persegue a esposa criticando, o filho protege salvando a mãe, enquanto critica a atitude do pai, que logo em seguida será salvo pela mãe, que por isso critica o filho... E assim vai, num jogo de empurra de responsabilidades.
Isto acaba acontecendo no trabalho e na escola. Um criticando o outro. Parece até que todo mundo está criticando todo mundo. Essa busca de perfeição nas pessoas, É uma das causas do desânimo. Ninguém é perfeito, todos falhamos muitas vezes. Aprenda a não exigir perfeição das pessoas, permita e deseje que pelo menos sejam humanas.
Não exija de você o impossível, a perfeição absoluta, isto é ilusão geradora de desânimo. Você pode exigir perfeição de um computador, nunca do ser humano. Gosto de um pensamento do primeiro século de nossa era: “Leio que Deus criou o mundo, e não leio que tenha descansado, criou os animais e não leio que tenha descansado, mas finalmente criou o ser humano, e descansou, porque afinal tinha alguém a quem pudesse perdoar”.
Reaja positivamente à crítica, seja razoável com as pessoas, não exija delas a excelência que nem você conseguiu, e não deixe que as atitudes dos outros determinem as suas. Compreenda que o mundo é composto de pessoas que “fazem” e pessoas que “criticam”. Decida em qual grupo você estará. Quanto a mim já decidi. Descobri que o fazer exige compromisso, risco e erro, mais o sentimento maravilhoso de estar vivo. “Na vida ou você faz poeira ou come poeira”. DECIDA VENCER O DESÂNIMO, ELIMINANDO O VÍRUS DO ESPÍRITO CRÍTICO.
 
VII.          O SEGREDO DA ALEGRIA.
 Você já deve ter notado a palavra básica deste texto, a qual temos repetido: alegria... Alegria... Alegria... Porque acreditamos que esta é a maior arma contra o desânimo. Descubra o poder e o segredo da alegria.
O sábio Salomão escreveu: “A alegria do coração aformoseia o rosto, mas o espírito abatido faz secar os ossos” Provérbios 17:22.
O desânimo é o oposto da alegria. O mau humor é primo do desânimo. Aprenda a rir!
A vida já é em si mesma assunto sério demais, e o bom humor é o óleo lubrificante nas engrenagens da vida. A seriedade excessiva leva uma pessoa ao envelhecimento precoce, criando rugas, por não sobrar tempo para desfrutar da vida. Você sabia que usamos cerca de 60 músculos para um rosto sério, e apenas 14 para sorrir? Vivemos em tempo de economia, então economizemos saúde.
Aprenda a encontrar o lado engraçado das coisas. A vida apresenta situações maravilhosas, nas quais você terá o brilho da nutrição vital. Pessoas muito sérias intoxicam, precisamos de pessoas nutridas e nutridoras de alegria e bom humor. A alegria, o rir e o sorrir são o segredo e a fonte do rejuvenescimento.
Abraão Lincoln representa para todo mundo um nome sério e respeitado, mas era super humorado e sempre se saia bem. Quando lhe acusaram de ser homem de duas caras, respondeu: “Vocês acham que se tivesse eu duas caras, estaria usando esta?”.
Este homem como muitos outros que marcaram a história tiraram sempre bom partido do humor alegre e festivo.  Numa reunião de executivos sérios e rígidos, onde a análise dos fatos era milimetricamente computadorizada, duas pessoas de peso avantajado sentaram-se no mesmo banco, o qual num estalo repentino partiu-se rapidamente. Alguém se saiu com esta: “É a primeira vez que vejo um banco quebrar-se por excesso de fundos”.
Tire proveito do bom humor, aprenda a sorrir, destrua o desânimo.
Seja sério, mas não um escravo da tristeza e do rosto rígido, comece a sorrir, se for difícil para começar, pratique... Olhe-se ao espelho e dê uma boa gargalhada, o riso vem aos seus lábios, entregue se ao sorriso... Comece rindo de você mesmo.
E assim chegamos ao nosso oitavo item necessário para derrotar o desânimo:
 
VIII.         VOCÊ NÃO PRECISA DA APROVAÇÃO DE TODOS.
Não queira agradar a todo mundo. Tentar fazer isso é um das piores causas do desânimo. Nas relações humanas nos vemos escravos de mandatos psicológicos, como do tipo: “agrada-me”.
O mundo civilizado foi construído em cima de um princípio fundamental: a liberdade.
Por isso há partidos políticos, e há diversos times de futebol, bem como várias marcas do mesmo produto, e por que não dizer rostos e narizes diferentes.
Você não é cópia. Seja autêntico. Respeite o outro sendo você mesmo.
Quando sofremos com o que os outros pensam a nosso respeito _ porque achamos que a opinião dos outros sobre nós é mais importante que a nossa própria.
Se Santos Dumont se tivesse deixado dominar pela opinião dos outros nunca teria voado.
Se Thomas Edison tivesse dependido da aprovação de todos, não ter¡amos suas maravilhosas invenções, somos gratos a eles, venceram o desânimo, quem ganhou fomos nós.
 
IX.           O PERIGO DO QUASE.
Um dos fatores mais desanimadores do ser humano é uma bomba de grande efeito destruidor, chamado “quase”. Todos a conhecem e sabem que quando explode lança destroços para todos os lados.
Vença o complexo do “quase”, dê um passo a mais, cave um metro mais fundo, pois o ouro procurado pode estar à apenas um metro de distância, não desista. Há esperança para você.
Um dia ouvi uma história impressionante, havia um homem que achou uma mina de ouro. Cheio de esperança, ele gastou uma fortuna em equipamentos, começou a trabalhar, mas de repente a mina parou de produzir e frustrado vendeu tudo para pagar as dívidas contraídas com os equipamentos. O novo dono do terreno pediu um estudo técnico detalhado sobre aquele terreno e seu potencial mineral. O resultado foi surpreendente: CAVE MAIS UM METRO. HÁ MUITO OURO AÍ. Aquele homem tornou-se um novo milionário no mundo. Quando aquele primeiro dono ficou sabendo, caiu em desespero, por fim morreu de desgosto. Viveu no “quase”, parou no “quase”, dai o fim foi o infortúnio e a depressão. O grande erro daquele homem foi ter-se deixado vencer pelo desânimo. Por isso digo a você que vive no “quase”, cave mais um metro. Cave mais um metro. Vença o medo do “quase”. Tire essa palavra de sua vida. Risque-a do seu dicionário. Vença o desânimo. Assuma uma nova palavra “TUDO”, sim “Tudo posso naquele que me fortalece”.
E para terminar...
 
X.            FLORESÇA ONDE VOCÊ ESTÁ!
A razão de muitos cultivarem flores caducas no pântano do desânimo, vivendo na aldeia dos murmurões, é o fato de tentarem sem nenhum sucesso viver no “LÁ ENTÃO”. Como se “lá” fosse o lugar ideal.
Pessoas assim sonham com um passado que não volta. Ou ainda, esperam um futuro imaginário, que não passa de fantasia.
Para você vencer definitivamente o desânimo, deve rejeitar com firmeza ser um prisioneiro do passado, ou olhar o futuro como fantasia. Passado e futuro são importantes se colocados no devido lugar.
Viva o presente, assumindo o agora, planejando o futuro, usando o passado como experiência. Faça o passado e o futuro existirem em função do presente. AQUI E AGORA, é o tempo de decidir, florescer.
FLORESÇA ONDE VOCÊ ESTÁ!
Há um interessante fato sobre um navio oriental que navegava nas proximidades da América do Sul. A viagem havia sido longa e penosa. Era a primeira vez que aquela tripulação atravessava aqueles mares. O que aconteceu foi o seguinte: acabou-se a água potável... E agora estavam em pleno oceano morrendo de sede. Mas, para grande alegria e felicidade de todos, um navio com bandeira brasileira aproximou-se o bastante para que aquele barco em dificuldades pedisse através de sinais um pouco de água.
“Por favor, um pouco de água potável, urgente!”.
A resposta daquele navio foi inesperada:
“Desçam os baldes! Desçam os baldes aí mesmo onde estão!”.
Pensando tratar-se de uma ordem totalmente maluca, repetiram o pedido. E de novo o sinal comunicando a resposta: “Desçam os baldes onde estão”.
Resolveram então acatar aquela maluca ordem, lançando no oceano um balde, o qual depois de içado para bordo, causou um profundo espanto em todos, a água era potável, sim era água doce.
O que eles não sabiam é que estavam bem no centro da correnteza do rio Amazonas, cuja força empurra o mar para dentro.
Lembre-se, há um propósito de Deus para a sua vida. Floresça onde você está. Descubra o plano para o qual você foi criado.
Desçam os baldes de sua vida onde você está! Onde você trabalha, onde você estuda, no seu lar, no seu país...
VENÇA O PESSIMISMO!
DERROTE O DESÂNIMO ASSUMINDO O SEGREDO DE VIVER, COM SIGNIFICADO, ELIMINANDO O ABSURDO DO NEGATIVISMO E DO APATISMO.
Aprenda com o mar a arte da persistência, que por milhares de anos tenta subir pela areia da praia. E continuar  persistindo, enquanto houver mundo. Não desista de tentar. Sem desânimo, sem parar... Dia a dia... Mês a mês, ano a ano.
Paulo o grande apóstolo cristão, cunhou a máxima de todos aqueles que não desistem e sempre vencem o desânimo: “TUDO POSSO EM JESUS CRISTO QUE ME FORTALECE”.
“ALEGRAI-VOS SEMPRE NO SENHOR. OUTRA VEZ DIGO ALEGRAI-VOS”.
E COM TODA FORÇA QUE AS PALAVRAS PODEM SIGNIFICAR DIZEMOS:
VENÇA O DESÂNIMO!
 
Autor: Silas Barbosa Dias
 
Vencendo o Desânimo
O grande carro de luxo parou diante do pequeno escritório à entrada do cemitério e o chofer, uniformizado, dirigiu-se ao vigia.
- Você pode acompanhar-me, por favor? É que minha patroa está doente e não pode andar, explicou. Quer ter a bondade de vir falar com ela?
Uma senhora de idade, cujos olhos fundos não podiam ocultar o profundo sofrimento, esperava no carro.
- Sou a Sra. Adams, disse-lhe. - Nestes últimos dois anos mandei-lhe cinco dólares por semana...
- Para as flores, lembrou o vigia.
- Justamente. Para que fossem colocadas na sepultura de meu filho.
- Vim aqui hoje, disse um tanto consternada, porque os médicos me avisaram que tenho pouco tempo de vida. Então quis vir até aqui para uma última visita e para lhe agradecer.
O funcionário teve um momento de hesitação, mas depois falou com delicadeza:
- Sabe, minha senhora, eu sempre lamentei que continuasse mandando o dinheiro para as flores...
- Como assim? Perguntou a dama.
- É que... a senhora sabe... as flores duram tão pouco tempo...
- E afinal, aqui, ninguém vê...
- O senhor sabe o que está dizendo? Retrucou a senhora Adams.
- Sei, sim senhora. Pertenço a uma associação de serviço social, cujos membros visitam os hospitais e os asilos.
- Lá, sim, é que as flores fazem muita falta...
- Os internados podem vê-las e apreciar seu perfume.
A senhora deixou-se ficar em silêncio por alguns segundos. Depois, sem dizer uma palavra, fez um sinal ao chofer para que partissem.
Meses depois, o vigia foi surpreendido por outra visita. Duplamente surpreendido porque, desta vez, era a própria senhora que vinha guiando o carro.
- Agora eu mesma levo as flores aos doentes, explicou-lhe, com um sorriso amável.
- O senhor tem razão. Os enfermos ficam radiantes e fazem com que eu me sinta feliz.
- Os médicos não sabem a razão da minha cura, mas eu sei.
- É que reencontrei motivos para viver. Não esqueci meu filho, pelo contrário, dou as flores em seu nome e isso me dá forças.A Sra. Adams descobrira o que quase todos não ignoramos mas muitas vezes esquecemos. Auxiliando os outros, conseguira auxiliar-se a si própria.
 
 
 
Vencendo o Desânimo
Por: Sônia Carvalho
Quantas vezes não sentimos uma tremenda vontade de abandonar tudo?
A nossa frente só enxergamos escuridão.
No coração só uma forte angústia a pulsar.
Nossos pensamentos tornam-se confusos.
Nossos passos indecisos, não sabemos qual caminho seguir.
Ficamos com a sensação de que a nossa vida está passando em branco.
Os anos parecem pesar e o tempo passar rápido demais.
A melancolia quer nos envolver.
E o pessimismo, comandar nossos atos.
Tudo a nossa volta fica sem sentido.
E nossa mente passa a ser envolvida por sentimentos negativos.
Aí sim, a vontade de desistir aumenta...
Só que nessas horas, devemos parar por um instante e refletir.
Refletir que podemos e devemos prosseguir.
E podemos encontrar a força de continuar de muitas maneiras.
Mesmo que de nossa boca não saia belas preces, podemos colocar o nosso coração em sintonia com o alto
Se o desânimo quer nos dominar, podemos acelerar os passos e deixá-lo para trás.
Se lágrimas de tristezas começam a cair, podemos arregaçar as mangas e realizarmos um gesto de caridade.
Se nos sentimos infelizes, podemos visitar um enfermo que daria tudo para estar em nosso lugar.
Se reclamamos da nossa vida, podemos caminhar pelas ruas e perceber quantas pessoas também reclamam, porém, de fome e frio.
Se nos sentimos sozinhos, podemos lembrar de quantas mãos se estenderam em nossa direção nos momentos de dificuldades que já atravessamos.
Se os pensamentos se tornam perturbados, podemos praticar uma leitura edificante que nos levará a mudar o foco.
Se o silêncio fere, podemos procurar pessoas cuja conversação eleve o nosso padrão vibratório.
Se o coração parece apertado, podemos levar uma palavra de esperança a quem se encontra perdido.
Se queremos encontrar um anjo, podemos começar sendo um anjo para alguém que sofre.
Se nada de novo ocorre, podemos iniciar um trabalho voluntário.
Se ainda não encontramos o amor, podemos semeá-lo pelos caminhos que atravessarmos, assim um dia, o conheceremos.
Se busquemos desesperadamente pela esperança, podemos levar a luz a quem se encontra nas trevas.
Se o corpo parece cansado, podemos elevar o espírito e assim continuar o nosso processo de evolução.
Se a viagem parece sombria, podemos levantar quem está caído e assim termos companheiros nessa viagem.
Se a solidão quer nos dominar, podemos mostrar um sorriso a quem está a espera de um simples gesto.
Se a dúvida se mostra presente, podemos levar a certeza de um novo amanhecer a quem deixou de acreditar.
Se os problemas parecem sem fim, podemos nos empenhar em realizar obras de fraternidade.
Se não compreendemos nossos sentimentos, podemos levar consolo a quem perdeu a esperança.
Se choramos diante da derrota, podemos enxugar o pranto de quem perdeu um ente querido.
Se nos sentimos fragilizados, podemos levar alegria a quem já foi muito maltratado pelos espinhos da vida.
Se a crise financeira nos afeta, podemos oferecer um abraço a quem não tem quase nada.
Se a pressa é inevitável, podemos mandar boas vibrações em forma de um pensamento fraterno.
Se as palavras faltam, podemos simplesmente nos fazer presentes.
Se as estrelas estão distantes, podemos ser a luz no caminho de quem está em dificuldade.
Se reclamamos a sorte alheia, podemos passar a cultivar boas sementes, para que no amanhã os frutos sejam outros.
Se as grandes conquistas não chegam, podemos reconhecer os simples gestos que podemos realizar e que podem mudar uma vida.
Se a vaidade quer nos cegar, podemos lembrar da humildade de Jesus, que mesmo sendo o Mestre, jamais deixou de caminhar ao lado da multidão e não hesitou em lavar e beijar os pés de seus apóstolos.
Se a carência nos faz chorar, podemos aquecer os nossos corações percorrendo asilos ou orfanatos.
E se o fim parece ter chegado, podemos orar e pedir ao Pai que nos conceda mais luz.
Porque a vida é um eterno aprendizado, estamos em evolução e devemos sempre procurar progredir espiritualmente.
Não devemos cruzar os braços, há muito a ser feito.
Porque quando a mente está ocupada no bem, nenhum pensamento nocivo tem como se aproximar.
Trabalhando no bem, venceremos o desânimo
E com confiança e fé, veremos que nossos dias serão mais iluminados....
 
(COPIADO DA INTERNET AO ACASO)