BETERRABAS .

 

        Não é falta de assunto e nem preguiça para escrever coisas mais sérias , mas o fato é que já faz um tempinho que queria falar delas, as beterrabas queridas .

        É difícil dizer do que gosto mais, se da cor do legume ou se numa bela salada generosamente servida com um desses sensacionais azeites portugueses .

        Hoje cedo enquanto me ensaboava debaixo de uma bela chuveirada de águas mornas, comecei a pensar sobre quem foi que preparou a primeira salada usando esse adocicado legume . Quando tiver um tempinho vou tentar descobrir tudo que puder a respeito .

       Já experimentei certa vez o suco gelado e quem me serviu teve o cuidado de decorar o copo com umas folhas de hortelã.

       Gostei tanto que deixei de lado o suco de tomate para sempre que possível só tomar suco de beterraba e bem gelado, não esquecendo das folhinhas de hortelã .

       A beterraba tem um nome grande em que os dois erres são pronunciados de maneira bem diferente em cantos diferentes do país mas com sotaques distintos ou não, fica difícil entender uma boa salada sem umas belas rodelas do legume cor de vinho .

      Os tomates até podem  acompanhar mas elas, as beterrabas , num prato devem ter sempre o maior destaque, o lugar de honra . Alface só para enfeitar .

       Gostaria de saber se existem doces, sorvetes ou licores com o sabor desse legume . Se ninguém nunca fez ou nem pretende fazer eu só tenho a lamentar .

       Neste final de semana devo ir a feira livre aqui do bairro. Depois de comer dois pastéis e tomar um copo de caldo de cana vou passar na barraca de uma simpática portuguesa e escolher as maiores.

       Em casa, separo as que ficarão  para a salada e deixo uma outra para preparar um delicioso suco. Não vou querer um suquinho qualquer, desses assim do tipo básico. Pretendo incrementar .

       Vou lavar bem lavada a beterraba , corta-la em rodelas e despeja-las no copo do liquidificador .

       Depois vou adicionar várias folhas de hortelã bem verdes , raspar um pouco de casca de limão, adicionar gelo filtrado e duas colheres de vodka .

       Ligo o liquidificador, vou observar por alguns instantes aquela misturada toda e depois que ficar pronto, no ponto, espumante , vou coar e colocar num copo comprido para deixar num cantinho  na geladeira .

        Em seguida, como será um domingo, vou abrir umas latinhas de cerveja e assistir a um filme de suspense enquanto a macarronada não sai .

        Vou devorar um bom prato e repetir para depois cochilar até a hora do futebol na TV.
       Ah, o suco, com certeza vai ficar esquecido na geladeira até que, com a desculpa de ganhar mais um espaço a patroa jogue tudo fora.....

                              
                               *********

suco-de-cenoura-com-beterraba-f8-2628.jpg



 

 

 






(.....imagens google.....)
WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 04/05/2013
Código do texto: T4273693
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.