Complexo Vira-lata

Complexo Vira-lata

Muito interessante o resgate da expressão que define com muita propriedade a falta de auto-estima cívivca do “povo” brasileiro: “Complexo Vira-lata”, Sentimento que ocasionalmente permeia a alma do nosso povo, muito bem alimentado pelo constante bombardeio da grande mídia que joga no time do “dos contra”.

Toda empreitada do Brasil, em todas as áreas, contém um viéz negativo! Tudo aqui é ruim. Bom mesmo são as de lá de fora.

O dramaturgo carioca Nelson Rodrigues o identificou em relação ao futebol lá pelos idos dos anos 1957/1958, face ao comportamento complexado do jogador brasileiro, à época dos tempos da Copa do Mundo de 1958, realizada na Suécia.

“Complexo Vira lata = Achar-se inferior, de joelhos,menor”.

O clima midiático ( Radio e jornais ) era quase idêntico ao que vivemos hoje. O futebol sensação era o praticado na Europa – França, Inglaterra, Rússia... O nosso... Seria o repeteco dos fiascos de !950/54.

Algumas diferenças, no entanto são importantes serem lembradas: 1) O nosso futebol, é bem verdade, não anda muito bem das “pernas”, como à época daquele biênio, quando então tínhamos a nosso favor, as mais famosas “pernas tortas” que o mundo já conhecera; Garrincha. Sem falar do também ao nosso favor, o nascimento para o mundo então garoto astro maior do século: Pelé. 2) Desde as copas de 1950 e 1954 ( no Brasil e na Suíça ), nós já praticávamos o futebol total arte. Todos os grandes times do pais, praticavam-nos e encantavam-nos, bem como também o mundo.

Com toda essa competência perdemos as competições de 1950 e 1954, porque ficávamos encantados/deslumbrados com as fanfarras e os elogios fáceis dos outros, ao ponto de nos sentirmos tão dóceis e submissos, que sentíamos medo/vergonha de ganhar dos desajeitados “gringos”. “Os cinturas duras”.

Complexo Vira-lata!

“Isso é que é futebol”; “Olhem só o esquema tático: todos os espaços ocupados”! “O preparo físico”... E assim por diante... “Futebol arte... Esse já era!

A mídia batendo bumbo. O futebol tem que ser igual ao do primeiro mundo!

Estamos vivendo um”novo tempo de Copa do Mundo”, igual ao de 1948/1950. Vamos sediar mais uma vez o mega evento da bola: A Copa de 2014. Construções e/ou reformas das arenas. Milhares de brasileiros envolvidos...

Naquele tempo, a arena do Vasco da Gama, o São Januário, foi considerado modesto para sediar os principais jogos. “Construamos o maior do mundo, para mostrar ao mundo que somos capazes”.

Foi uma gritaria: Os do contra, diziam. “Um elefante branco”; “Ficará às moscas, jamais ficará cheio, não temos esse público”; “Não temos recursos técnicos e nem financeiros para tal empreitada”...

Fizemos o Maracanã. Formamos um senhor time, mas não perdemos o “Complexo Vira-lata”. Não ganhamos a competição, porque ficamos com vergonha de ganhar.

“Maracanaço”! Vergonha!... Barbosa crucificado... O espírito Vira-lata venceu!

1958, 1962... Vencemos aquelas competições. O Complexo Vira-lata, tirou uma folga.

1966... O futebol (maravilhoso) força venceu e ressuscitou no brasileiro o estigma “Complexo Vira-lata. Vários jogadores não midiáticos foram crucificados... O Complexo Vira-lata retornou...

João Saldanha em 1969/1970 percebendo os efeitos danosos do” Complexo”, Gritou: “Seleção Canarinho, não! Feras do Saldanha”! “ Somos onze Feras”!

1970... Transformados em feras e sob a batuta do Zagalo ( “vão ter que me engolir!”), vencemos a competição., tornamo-nos Tri-Campeão do Mundo. Com a nossa seleção considerada como a melhor já formado no país.

Porém, foi necessário vencer um enorme pessimismo e o tal “Complexo Vira-lata”, além da ideologia política vigente na época. Vivíamos então a escuridão política.

Estamos vivendo um “novo tempo de Copa do Mundo”. O nosso país vai novamente sediar o maior evento do mundo da bola – 2014... Estamos vivendo também a “venda nos olhos da grande mídia”, que insiste em jogar contra, insiste em não ver que o Brasil é outro, melhor, desqualificando todos os preparativo para o eventos e, as conquistas sociais e econômicas que o Brasil vem obtendo na última década, com a adoção políticas públicas exitosas em vários setores.

Eta oposição vendada! Vendada, não ... Vendida!

A mídia, agora com o poderoso auxilio das Tvs, querem ressuscitar o “Complexo Vira-lata” no povo brasileiro: ...”Não estamos preparados”; as arenas, ah, as arenas, estão com as obras atrasadas, não têm acessibilidades/mobilidades garantidas:Vai ser um caos! Uma vergonha...

Portos, aeroportos... Metrôs,.. Hotéis, Internet 4G... Segurança. Pode acontecer até apagões ( falta segurança energética!). O país não está pronto, vai ser um vexame!

Mas nos íntimos estão mesmo pensando nas eleições presidenciais de 2014. “Quanto pior, melhor, aí com o descrédito do atual governo, assumimos o poder. Que se lixe a imagem o país!”.

Mas e o time?

Temos as arenas prontas ( elefantes brancos, super dimensionados ) como afirmam Aliá,s as mais modernas do planeta!.

Mas e o time?

Isso é o que importa. Afinal vamos disputar partidas de jogos de futebol... Não vamos disputar : aeroportos, portos, metrôs, arenas, hotéis...

Mas e o time?

Onde o “pernas-tortas”?

Onde o astro Rei?

BNandú 01/05/2013

BNandú
Enviado por BNandú em 03/05/2013
Código do texto: T4272796
Classificação de conteúdo: seguro