O MENSALÃO SERÁ PURA ENGANAÇÃO?
O MENSALÃO SERÁ PURA ENGANAÇÃO?
“Acredite num futuro brilhante. Você pode ser o mais feliz da Terra. Faça um exame do que é, de como vem se tratando. Medite sobre a realidade, sobre o que faz do tempo e como se relaciona com os outros. Desenhe um bom futuro. Se, a partir de agora, você der o máximo na edificação deste futuro, com esperança, fé em si e no Poder Superior, terá começado a mudar o quadro atual e a se sobrepor como criatura bem sucedida.” (Lourival Lopes).
Quem pensa e imagina que o esquema de corrupção de ficou conhecido como mensalão é novo se engana. Desde 2005, 2006 e 2007, ele esteve em plena efervescência. O escândalo envolveu empresas, pessoas, autoridades e deputados acusados. Na realidade o dito escândalo é o esquema de compra de votos de parlamentares, que se transformou na maior crise política sofrida pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva do PT (Partido dos Trabalhadores) em 2005/2006 no Brasil e que teve ação movida no ministério público denominada Ação Penal 470. No dia 12 do mês de agosto de 2005, Lula em reunião ministerial fala sobre o famigerado escândalo.
Durante a reunião, em tom de desabafo o ex-presidente disse que se sentia traído por práticas inaceitáveis. Indignado pelas revelações que chocam o País, e sobre as quais eu não tinha qualquer conhecimento. Você acredita que um presidente da República não sabe do que acontece nas barbas dele? Ele vai mais além ao afirmar: “Não tenho nenhuma vergonha de dizer que nós temos que pedir desculpas. O PT tem que pedir desculpas. O governo onde errou precisa pedir desculpas.” Senhor Lula pedir desculpas não resolve nada. O ex-presidente se não tivesse ligação com o mensalão teria mandado apurar a corrupção desenfreada que se instalou em seu governo e punido os culpados e ainda fazendo com que todos eles devolvessem as verbas que afanaram dos cofres públicos da nação brasileira.
Segundo nos informa o site Wikipédia no dia 14 de maio de 2005, aconteceu à divulgação pela revista Veja de uma gravação de vídeo na qual o ex Chefe do DECAM/ECT, Maurício Marinho, solicitava e também recebia vantagem indevida para ilicitamente beneficiar um empresário. Este era na realidade o advogado curitibano Joel Santos , contratado por 5 mil reais, pelo então desgostoso empresário/fornecedor dos Correios Arthur Wascheck Neto para filmar este funcionário público. Para colher prova material do crime de interesse do Arthur, Joel faz-se passar por empresário interessado em negociar com os Correios. Na negociação então estabelecida com o falso empresário, Maurício Marinho expôs, com riqueza de detalhes, o esquema de corrupção de agentes públicos existente naquela empresa pública, conforme se depreende da leitura da reportagem divulgada na revista Veja, com a capa "O vídeo da corrupção em Brasília", Edição de 18 de maio de 2005, com a matéria “O Homem Chave do PTB”, referindo-se a Roberto Jefferson, o homem por trás do esquema naquela estatal. O vídeo chegou à revista Veja através de Jairo de Souza Martins - que alugou a Arthur Wascheck Neto uma maleta equipada com câmera para que Joel Santos Filho flagrasse a ação de Marinho - que por razões pessoais entregou uma cópia do conteúdo da filmagem a um jornalista da revista, sem o conhecimento do autor Jeffersom acusou José Dirceu, então ministro da Casa Civil de ser o mentor do escândalo.
O ex Deputado Federal Roberto Jefferson, então Presidente do PTB, acuado, pois o esquema de corrupção e desvio de dinheiro público, com a divulgação do vídeo feito por Joel Santos Filho estava focado, em um primeiro momento, em dirigentes dos Correios indicados pelo PTB, resultado de sua composição política com integrantes do Governo, divulgou, inicialmente pela imprensa, detalhes do esquema de corrupção de parlamentares, do qual fazia parte, esclarecendo que parlamentares que compunham a chamada "base aliada" recebiam, periodicamente, recursos do Partido dos Trabalhadores em razão do seu apoio ao Governo Federal, constituindo o que se denominou como "mensalão". Ainda hoje, mesmo sendo julgados e condenados 25 dos envolvidos seus advogados pediram revisão no processo na intenção de diminuir as penas ou inocentar os criminosos.
Eram 40 nomes denunciados.Foi descoberto em julho de 2008, durante uma investigação sobre o banqueiro Daniel Dantas, que o Banco Opportunity foi uma das principais fontes de recursos do mensalão. Através do Banco Opportunity Daniel Dantas era o gestor da Brasil Telecom , controladora da Telemig e da Amazonia Telecom. As investigações apontaram que essas empresas de telefonia injetaram R$ 127 milhões nas contas da DNA Propaganda , administrada por Marcos Valério , o que, segundo a Polícia Federal, alimentava o Valerioduto , esquema de pagamento ilegal a parlamentares. A Polícia Federal pôde chegar a essa conclusão após a Justiça ter autorizado a quebra de sigilo do computador central do Banco Opportunity.
Ainda hoje esse câncer vem rolando sem nenhuma solução plausível, visto que estão fazendo de tudo para anular o julgamento da Suprema Corte Brasileira. Ainda surgiram o escândalo dos bingos em 2004, em maio de 2005 o escândalo dos Correios, e a misteriosa morte do prefeito de Campinas Celso Daniel, e denúncias de corrupção na prefeitura de Santo André. Agora vem uma reportagem quiçá interessante publicada na revista “Isto É”, assinada pela jornalista Izabelle Torres que tem como título: “ Julgamento do Mensalão Não Valeu Nada?Delúbio Soares o tesoureiro da campanha do PT também é indiciado por fraudes. Durante as investigações foram encontrados muito dinheiro com parlamentares e dinheiro escondido em cueca. Pode Freud? No Brasil pode. Votação de recursos pelo STF pode livrar José Dirceu, João Paulo Cunha e Delúbio Soares da prisão e desmoralizar o julgamento do mais emblemático caso de corrupção do Brasil.
Reviravolta – Ministros vão rediscutir as penas impostas a 12 dos 25 réus enquadrados por lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Zavascki tende a ajudar a consolidar a maioria favorável aos embargos infringentes, forçando uma possível alteração nas penas dos mensaleiros. Se esse fato realmente ocorrer será a maior vergonha para o Supremo Tribunal Federal e que poderá fechar as portas, pois não resistiu as pressões dos mensaleiros e dos advogados dos criminosos. Não significa, porém, que ele vai se revistir de bom senso e não se envolver no placar do julgamento. Para pessoas próximas, ele afirmou que não sente desconforto para julgar os recursos de uma ação penal que não acompanhou desde o iníncio.
Se a reviravolta for consumada realmente, como tudo leva a crer, colocará em xeque o resultado do maior caso julgado pelo judiciário brasileiro, demonstrando que os quatro meses de discussões e os votos consistentes em favor das condenações dos réus do mensalão podem não ter valido nada. Vamos dar um voto de confiança aos ministros do STF e que eles julguem com sobriedade e que ao invés de diminiur as penas, que elas sejam aumentadas, pois o crime é grave e envergonha toda a nação brasileira. Será um desestímulo a seriedade e a honestidade dos políticos brasileiros que apesar de poucos ainda temos. O presidente do STF, Joaquim Barbosa, sabe do impacto negativo que essa mudança nas condenações iniciais pode provocar à imagem do Judiciário.
Senhor presidente será o fim e a crucificação da suprema corte brasileira. O povo brasileiro jamais poderá passar por esse pesadelo. Queremos dormir tranquilos sabendo que os afanadores do dinheiro público estarão cumprindo suas penas na cadeia e sem nenhuma regalia. Os três integrantes do núcleo político do esquema dependem apenas de mais um voto para que sejam reduzidas as penalidades que receberam e, a partir de então, serem enquadrados em regime semiaberto, aquele em que o preso fica em liberdade durante o dia, permanecendo no presídio à noite e nos finais de semanas. Pelo placar atual, José Dirceu, João Paulo Cunha e delúbio Soares ficariam presos em regime fechado, pois foram condenados a cumprir pena superior a oito anos e bom não esquecer do Marcos Valério que foi o mais apenado.
Enquanto todos os olhares se voltam para o deputado pastor Marco Feliciano nos Direitos Humanos, na Comissão de Constituição e Justiça, os mensaleiros preparam um atentado à democracia e estimulam uma guerra entre o Judiciário e o Legislativo. Esses com certeza são terroristas de primeira e não medem esforços para levar vantagem em tudo. Genoíno e João Paulo Cunha estão no time dos mensaleiros que querem meter as mãos no poder alheio, legislando contra o país. Deixar político corrupto julgado e condenado solto é risco na certa que corre a nação brasileira. Pense nisso!
ANTONIO PAIVA RODRIGUES- MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DA AVSPE- DO PORTAL CEN- DA AOUVIRCE E DA ALOMERCE.