A BUSCA DA PLENITUDE NOS LEVA A CAMINHAR

O homem de sempre é um eterno peregrino em busca de uma promessa, alimentando a utopia de um horizonte distante, onde sonha encontrar em fronteiras seguras, uma terra de leite e mel.

O homem vive a caminho da plenitude que o fascina. Mas para encontrar o que procura, ele depende dos dedos de Deus para iluminar sua trajetória e o sopro de Deus para sustentá-lo na jornada.

Segundo Isaias, o homem prosterna-se aos pés do seu Senhor e o aclama Santo Santo Santo. Fiel às tábuas da lei, o homem propõe fidelidade ao Mistério que é fruto fecundante de seu amor a Deus. Em nome de Deus o homem deixa de ser um barco à deriva, podendo alcançar as águas tranquilas que Ele mesmo nos conduz.

Em nome de Cristo e confiante em sua Ressurreição o homem dá o seu primeiro passo ao Seu encontro. Este primeiro passo, parece mais um salto no vazio e no escuro. Mas as trevas de quem salta na fé se desvanecem nas mãos de quem nos acolhe. Nos braços do Senhor, aquele que salta se encontra na evidência do caminho, aguardando com segurança a sua benção santificante. O Senhor é a benção e o caminho para boa vontade de nossas ambições. Por causa de Deus e de sua benção estamos sempre a caminho, até o seu encontro, quando Ele o desejar. Até que se estabeleça o encontro, a nossa missão de peregrinos é a de estar sempre a caminho. Somente Deus pode nos libertar da angústia do caminhar. Para colocar-se no caminho de Deus é necessário participar de sua Paixão. Não aceita-lo é desencaminhar-se para dentro da angústia mortal das trevas.

Estar a caminho é uma graça que guarda surpresas somente para aqueles que têm coragem de desinstalar-se, a ponto de conquistar a terra Prometida. Caminhar nos lembra um traçado transitável em meio aos acidentes geográficos, ligando pontos distantes e incomunicáveis. O caminho é a nossa orientação natural, oposto de ficar parado, do deter-se, do plantar-se em alguma parte, do criar raízes como se um palmo dessa terra pudesse transformar-se em morado definitiva.

O homem foi criado para ser um eterno peregrino do absoluto. É para lá que ele caminha, seguindo os passos d’Aquele que se proclamou caminho, verdade e vida.

Professor Ronan
Enviado por Professor Ronan em 03/05/2013
Código do texto: T4272475
Classificação de conteúdo: seguro