A TRISTEZA EXISTE !

Me lembro da letra de uma antiga composição de Vinícius de Moraes: "É melhor ser alegre que ser triste....".
Não é só na canção que a alegria tem preferência. Na vida também, e na atualidade então, parece que ninguém se permite ficar triste.
E tristeza faz parte da vida assim como a alegria.
Quem nunca sentiu-se triste, que atire a primeira pedra.
Hoje, há um culto a pílula dourada, é proibido estar nostálgico, precisa-se sempre estar alegre. Quando na verdade temos muitos altos e baixos em nossa vida.
Difícil não experimentar tristeza, quando adentramos o quarto de um bebê de dez meses que sofre toda sorte de desconforto com um câncer que o acompanha desde o segundo mês de vida.
Complicado não se comover quando sabemos que um cachorro de rua foi queimado com oleo quente, por alguém ruim, e teve 80% do seu corpo machucado.
Ou mesmo quando sentimos uma saudade aguda de um ente querido que morreu.
Ou de um filho que mora em outro país.
Ou simplesmente, por estarmos mais pensativos.
Motivos para sentir tristeza existem, se ainda não percebemos, fazemos parte de uma humanidade, onde não faltam provas e expiações a serem vividas por todos.
Eu não sou diferente de ninguém, e vira e mexe me sinto triste, mas nunca me sinto infeliz. Parece contraditório mas não é.
Sinto tristeza muitas e muitas vezes, mas a felicidade nunca deixa de habitar um espaço especial em minha alma.
Sinto que o problema não está em nos sentirmos melancolicos de quando em quando, mas sim, em uma humanidade que não tolera a tristeza.
Em medicina, a melancolia é considerada uma anomalia do humor. Mas é também, um sentimento humano e real tanto quanto a alegria.
Estar triste é muito diferente de estar deprimido.
Tenho visto conhecidos, irem ao médico por um simples desconforto do humor, e já sairem de lá, com a receita da pílula mágica.
Há dias de introspecção, para todos nós, dias que estamos sem vontade de sorrir, mais calados que o habitual, dia que temos vontade de fazer "voto de silêncio".
Importante ter paciência conosco, entender o que nossa essência está precisando nesse momento, e não ficarmos cobrando de nós mesmos, um humor diferente do que estamos sentindo.
DEIXAR FLUIR A TRISTEZA DA MESMA FORMA QUE PERMITIMOS FLUIR A ALEGRIA, É SAUDÁVEL E NATURAL.
O que é artificial, é tentarmos ser alegres, o tempo inteiro.
Eu tenho meus momentos de tristeza, e como os tenho, mas nunca deixo de sentir felicidade dentro de mim, mesmo estando triste.

(Imagem: Lenapena- Inverno no Central Park)

Lenapena
Enviado por Lenapena em 03/05/2013
Reeditado em 03/05/2013
Código do texto: T4271859
Classificação de conteúdo: seguro