A VOLTA DA LOUCURA

A doença da Raiva voltou a apavorar animais e proprietários da zona rural do município. Desde 2003 quando a Raiva vitimou quarenta equinos e doze bovinos, não se via falar nessa terrível doença (exceto casos não comunicados). Doença fatal que ataca o sistema nervoso e leva o animal a óbito entre três e cinco dias. O morcego hematófago transmissor da raiva, que se alimenta de sangue dos animais, quando contaminado, fica desorientado se afasta da colônia e morre em três dias. Até aí, já fez um estrago no rebanho que não está vacinado. Na fazenda Boi N’água o clima é tenso, o touro Soberano proseava com as vacas de seu harém, bastante assustadas, por que essa semana perderam a colega Tiazinha, contaminada pelo vírus da raiva:

- Acalmem-se meninas, vamos Receber a vacina contra a loucura, ficaremos imunes.

A vaca Meia-noite rasga o verbo:

- Onde se viu o governo decretar facultativa a vacinação antirrábica no estado de São Paulo com esse tanto de morcegos malucos por aí!! Mesmo com a vacinação corremos o risco da contaminação!

Vilena vaca bufala, diz:

- Com a vacinação sendo obrigatória igual é da febre aftosa, já é difícil por que muitos jogam a vacina fora, imagina facultativa, vacina quem quer! Soberano estou com muito medo de ficar muito louca e morrer, sou jovem demais, eu quero ser vacinada!!!

Soberano consola Vilena:

- Calma meu bem, você não vai morrer de loucura, nosso dono não vai vacilar, vai nos vacinar, pare de chorar, coma um pouco mais de cana, o doce vai te acalmar.

Bordada, diz:

- Se todos os anos para trás tivéssemos tomado a vacina antirrábica estaríamos imunizadas!

Cantina mais idosa relembra:

- Credo em cruz dessa loucura, em 2003 perdi várias colegas, inclusive meu namorado da fazenda vizinha. Adorava pular a cerca para vê-lo, certo dia chegou maluco, babando, me ando coices, urrando, caiu duro e morreu... Ainda bem que naquele dia não beijei ele e nem tive contato com a baba.

O burro Cabriúva que também perdeu vários colegas na epidemia de 2003 alerta:

- O bicho feio mêmo é quando a raiva pega em humanos, caboclo que coisa mais terrível, não tem cura, o ataque é fatal e o sofrimento é bárbaro, o bicho fica estrebuchando na cama. Deus me ailivre!

Nisso chega ao curral o proprietário Pedrão Lua Nova com a caixa de isopor com gelo a vacina contra raiva bem conservada a oito graus e começa a fazer a vacinação evitando que seu rebanho acabe no “hospício” morto pela loucura, deixando o louco de raiva pelo prejuízo no seu rebanho...

Zé Pretinho
Enviado por Zé Pretinho em 02/05/2013
Código do texto: T4270804
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.