Imagine

Digamos que se todos fossem cautelosos, “frios” e pé no chão como dizem por ai, o que seria do mundo? Não estou aqui dizendo que sou um sonhador romântico fora de orbita, porem penso que é necessário fazer viver dentro de si esse espírito juvenil, sonhador. Com base na minha vida e em coisas que observo ao dia-dia desses meus 21 anos de idade, pude perceber que já é um fardo enorme viver diante de tanta hipocrisia, miséria, catástrofes não só ambientais, mas sociais também, etc... Já tive vontade e busquei trazer pro meu ser princípios gelados de filosofia alemã, mas nada diminui a minha chama de ser humano; Mesmo existindo certo fascínio por obras de grandes pensadores, porem é tudo muito robótico para um pernambucano um pouco dramático.

Vivemos em meio a uma guerra política, uma luta de classes. Ao decorrer de nossas vidas criamos dentro de nos um escudo, uma autodefesa contra ações que nos perturba, tentamos fazer de nossos problemas e experiências ruins adquiridas no decorrer de nossa caminhada uma espécie de proteção, como eu havia dito; um escudo. Escudo esse muito frágil, diga-se de passagem, escudo fraco, de vidro... Um bom exemplo é a recusa do amor, da entrega, do afeto. Por diversos motivos e não só por desilusões amorosas, criamos essa barreira por medo de sofrer de novo; eis ai um grande erro, pois nessa tempestade de pedras que é a vida, escudos de vidro se quebram muito fácil.

Agora se imagine um super herói com uma proteção indestrutível, com um escudo que não se quebra... Se imagine blindado de todos os sentimentos possíveis; Seremos a nação “humanos de gelo”. Se imagine ignorando a graça de uma criança, a queda de um palhaço, o afastamento da mão que te afaga, se imagine achando todas as piadas ridículas, não só ridículas, mas ridicularizando que as conta, imagine seu corpo angustiado porem seco de lagrimas, se imagine não se importando com o bem estar das pessoas que tu não ama mais, imagine sua vida inteira com “os pés no chão”, e um mecanismo morto girando as engrenagens congeladas de sua alma. Bem... Pelo menos eu não gostaria de ter esses poderes, só em imaginar já acho “zoado”, e por mais que seja duro, triste, feio, fedido, estranho, escroto, lamentável... Viva a vida, seja humano, e faça dos seus medos algo pequeno, e se tiver escudo... Que seja de vidro, e saiba que a qualquer momento uma pedra vinda de onde mesmo espera, vai quebrar essa proteção, sendo estaremos outra vez e infinitamente passeando por esse caminho maluco, que exige uma lucidez e muitos sonhos de nos.