EMAIL AO DILETO AMIGO SÔ LALÁ.

SÔ LALÁ, NOSSO DILETO AMIGO, FEZ CRÔNICA SOBRE A TEMPORALIDADE HUMANA, EM CEM ANOS NADA QUE FOMOS EM NOSSA VIDA IMPORTARÁ. FIZ UMA PONTUAÇÃO SOBRE SUA INTERESSANTE CRÔNICA.

"Vim retribuir a visita, sempre esclarecedora por instigante.Cem anos, um século, nada é diante do tempo implacável, principalmente para a estatura humana, frágil e de percepção apequenada diante dos mistérios da natureza. Mas até mesmo a suserania tombou na grande virada histórica da revolução francesa, que mudou o mundo. E faz muito mais de um século. Ficaram os grandes princípios iluministas. E isto distingue o que deve ser distinguido. A Revolução Francesa é o marco mais importante da história contemporânea. As ideias iluministas, nascidas da trilogia "Liberdade, Igualdade, Fraternidade", até hoje norteiam os homens de bem, pondo abaixo regimes absolutistas e ascendendo os valores burgueses. Foi a revolução burguesa, tendo vista a sua condição de destruidora da velha ordem, em nome das ideias e valores novos libertários, por conta da ideologia burguesa predominante durante praticamente todo processo revolucionário. Assentou-se na liberdade, o maior bem humano, tempos depois deturpada. É preciso que o fato histórico marcante seja entendido por todos, que sejam sufocadas restrições de liberdade e consumismo voraz. "Extrema si tangunt", os extremos se tocam. Mas como pilar de qualquer progresso do mundo está o combate à incorreção humana, que existe pela própria condição humana, egoísta e predadora, personalista e egocêntrica. Somente a Lei Moral, que deve ser padrão ideal de qualquer atividade, poderá salvar de alguma forma o curso da humanidade. O problema do homem não é temporal ou de diferenças, estas irremovíveis por serem de ordem natural, cada um nasce com faculdades e dotes distintos, mas de princípios. Sua lembrança com o texto enunciado não deixa de ser uma seta inexorável, mas realçado seja, que a Lei Moral está acima de tudo.Bom feriado." Celso

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 01/05/2013
Reeditado em 01/05/2013
Código do texto: T4268505
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.