A Lei de Murphy

Você, atencioso leitor, com certeza já deve ter ouvido falar na famosa e intrigante lei de Eduard A. Murphy, ou simplesmente lei de Murphy, a qual sugere que “se alguma coisa pode dar errado, com certeza dará”. Você acredita na tal “lei”?

Bem, se acredita ou não, empregue um pouco de sua preciosa atenção nas palavras que virão a seguir, as quais escrevo com um primeiro intuito de desabafo.

Já deu para perceber que isso também aconteceu com esse que vos escreve, não é? Por esse motivo escrevo desabafo. Me estresso só de pensar, no precioso dia (uso precioso, pois no momento não encontrei o adjetivo apropriado para empregar no referido substantivo). Bem, não é relevante narrar aqui como se desenrolou (ou se enrolou) aquele dia, portanto passemos adiante.

Pressuponho eu, que ao longo de sua vida você já deve ter se deparado com um dia daqueles em que nada, nada mesmo dá certo, parece que você “acordou com o pé esquerdo”, ou “do lado errado da cama”. Se não aconteceu com você, não se preocupe, mais cedo ou mais tarde irá acontecer. Tomara que seja mais tarde. É o dia em que nada sai como queremos, e quanto mais tentamos consertar... aí é que dá errado mesmo. Parece até um efeito dominó, aonde uma coisa que dá errado leva a outra, e outra... E a gente vai se estressando, se estressando, e pronto, tem uma hora que você explode: “será que isso só acontece comigo?!” Não. Tenho a impressão que acontece com todo mundo. Dá uma vontade de descontar tudo no primeiro que aparecer em nossa frente não é mesmo? E coitado de quem aparecer na frente primeiro. Um conselho, – que dou, mas confesso que não sigo tão veementemente, é verdade – quando acontecer fique calmo por um instante. Num dia desses onde o mundo cai (literalmente) em sua cabeça, isso é praticamente impossível, sabemos. Você só pede para o dia infernal terminar.

Mas pare e reflita comigo: se essa droga de lei, a qual diz que se algo tende a dar errado, irá dar errado, então, ao acreditar nela, teoricamente você já está indo pelo caminho errado (caso queira que as coisas deem certo para você), correto?

Permita-me concluir que se a lei de Murphy existe mesmo, é melhor ignorá-la. Pois, ao pensarmos que as coisas podem dar errado, aí a probabilidade de não dar certo aumenta (acredito eu, e acho que você também). Se a lei existe ou não, eu não sei. Mas, uma coisa é certa: existem dias em que, se alguma coisa puder dar errado...

Leomir Santana
Enviado por Leomir Santana em 30/04/2013
Código do texto: T4267796
Classificação de conteúdo: seguro