Transmissão de Conhecimento
Você se preocupa em ensinar seu filhinho ou filhinha a escovar os dentes todos os dias? O que deve ser escovado é a gengiva, ou antes, a junção entre a gengiva e os dentes propriamente ditos. Levando a mãozinha da criança a movimentos verticais com a escova, na ação sobre as duas arcadas, ao invés da escovação apenas horizontal.
Do mesmo modo, você pode aproveitar também e dizer a ele ou ela da noção que tem a respeito de certo e errado, com base no que viveu ou aprendeu até o momento dessa transmissão de conhecimento. Não esquecendo de acrescentar, se julgar oportuno e interessante, que será dele ou dela, depois de algum tempo, a responsabilidade pela opção ou escolha do caminho.
Talvez você possa então esperar que seu filhinho ou filhinha se transforme num adulto seguro de si. Para que a sociedade disponha de conscientes administradores, professores, empresários, instrutores, trabalhadores, profissionais liberais em geral, etc. Ou dos políticos que desejávamos que existissem por aí, incapazes de transformar o partido a que pertencem em siglas caracterizadas apenas pelo oportunismo ou pela “banalização política”.
Rio, 29/04/2013