CULTURA.

"Cultura é equilíbrio intelectual, reflexão crítica, senso de discernimento, aborrecimento frente a qualquer simplificação, a qualquer maniqueísmo, a qualquer parcialidade". N. Bobbio, carta a G.Einaudi em julho de 1968, quando do “Rissorgimento”, movimento político acirrado e conflituoso à época na Itália.

A perseguição do esclarecimento, de um mínimo a que se pode chegar para uma visão de vida compatível com a satisfação de ter respostas apartadas da dúvida plena, indicativas de um caminho seguro, não pode restar na claudicação, nem ficar tangenciando superficialidades, necessita ser crítica como a “paidea”, sistema grego educacional que instigava o aluno a reformar ideias assentadas, sem o que o mundo do pensamento seria estático, e também, estar junto da maiêutica socrática que perguntava à exaustão, até findar sorvida a lógica que mostra rumos.

Como dizia o notável Bobbio, produzindo mais de duzentas obras, que dirigiu até os noventa anos o pensamento critico-político-institucional italiano, não se faz cultura simplificando, de forma maniqueísta, submergindo em parcialidades, pessoalidades restritas. Ficamos fragmentados pela invasão das trevas.

Não é possível desenhar sem instrumento, pintar sem tinta e pincel, esculpir sem cinzel ou goiva, ouvir som sendo surdo, sendo mudo falar, ou o cego ver. Não há forma, objeto, sem instrumento, não há protagonização sem processo, procedimento, não existe efeito sem causa, não há literatura sem assentamento em seu veículo nobre, a língua.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 25/04/2013
Reeditado em 25/04/2013
Código do texto: T4259212
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.